E terminou ontem um dos maiores embates legais sobre patentes de software: a Apple venceu, por larga vantagem, não tendo que pagar um centavo para a Samsung, enquanto os coreanos terão que desembolsar nada menos do que 1,05 bilhão de dólares. Por causa de três patentes. De software. Hora de relembrar nossa opinião sobre isso.
No Gizmodo Brasil Acústico número dois, eu e Pedro Burgos discutimos quão maléfica poderia ser uma vitória da Apple para a indústria como um todo: ela abre precedentes perigosos para patentes que envolvem elementos mais do que populares em smartphones. A discussão no tribunal não foi sobre a semelhança física entre o Galaxy S e o iPhone 3GS, por exemplo, mas sim sobre questões como pinch to zoom e tap to zoom. E nós achamos que esse tipo de patente não faz o menor sentido, pelo exagero no lado genérico da coisa.
Segunda-feira teremos a presença de Felipe Ventura na gravação do Gizmodo Acústico #04, e discutiremos um bocado sobre quais consequências teremos pela vitória da Apple. Só adiantamos que o cenário pode não ser nada empolgante. Enquanto isso, recomendo a audição.