A gente já falou aqui que não foi um ano fácil pros (nunca antes lidos) “Termos de Uso” das grandes redes sociais mundiais. Instagram e Facebook foram algumas das redes que enfrentaram a ira dos usuários em 2012.
Foi o início de um movimento mega importante de compreensão por parte do usuário sobre o que significa dar um “Eu Aceito” nos Termos dessas redes: o aceite é, sim, um contrato de adesão, então temos que brigar por melhores contratos.
O caso mais recente desse movimento rolou com o Instagram, que tentou mudar seus Termos de Uso pra ter pra si o direito de comercializar fotos dos usuários sem dividir com estes a receita e se viu em meio à uma mobilização mundial de usuários que culminou com o Instagramcídio de muitos e, claro, à declaração de derrota do Instagram, que voltou aos termos originais de uso do site.
O Instagram fez parecer que a polêmica toda não havia afetado o uso do aplicativo, mas acaba de sair um report que mostra justamente o contrário!
De acordo com a AppStats, empresa que monitora o tráfego de todos esses aplicativos, o Instagram perdeu metade (METADE!!!) de todos os seus usuários ativos, indo de 40 milhões pra 17 milhões.
Que fase, hein?
UPDATE – CORREÇÃO!
No exato dia da polêmica sobre os Termos de Uso (18/dezembro), a quantidade de usuários ativos caiu mais da metade – indo de 16 milhões pra 5 milhões, mas depois se recuperou. De dezembro pra janeiro, o número de usuários ativos por dia e por semana caiu (depois de sofrer um boomz no período das férias, óbvio), porém, o número de usuários continua a crescer.
O que isso significa? Que temos mais novos usuários mas menos usuários usando o Instagram loucamente como antes. É mais gente, usando menos.
Ainda, o Facebook negou que esses dados estejam corretos e bloqueou o acesso de ferramentas de métricas às estatísticas do IG.