Publicar um aplicativo não é só ter uma ideia, escrever linhas de código, e colocar em uma loja online. Também não é só investir em marketing e ter um bom design. Muitos já sabem disso, mas mesmo assim não dão a devida importância a todos os fatores envolvidos e que podem ser decisivos.
Nosso colunista Tulio Sória falou um pouco sobre isso hoje. Curiosamente, a própria Apple, conhecida pela qualidade dos apps na App Store, publicou hoje uma página falando os motivos comuns para que ela não aceite publicar terminados aplciativos. Compartilhamos eles abaixo:
Crashes e Bugs:
Você só deve colocar seu aplicativo para análise quando ele estiver completo e pronto para ser publicado. Tenha certeza que você o testou bem e corrigiu todos os bugs.
Links quebrados
Todos os links no seu app devem ser funcionais. Um link para suporte ao usuário, por exemplo, deve estar atualizado com todas as informações de contatos – exigidas para todos os aplicativos. E se você está oferendo assinatura automaticamente renovável ou gratuita, ou se seu app é infantil, você deve oferecer um link para a política de privacidade.
Conteúdo incompleto
Finalize todas as imagens e textos de seu app antes de submetê-lo a análise.
Informações incompletas
Coloque todos os detalhes para análise de seu app na seção App Review Informatio, do iTunes Connect. Se alguns recursos pedirem por inscrição, por exemplo, ofereça uma nota demonstrativa e uma senha de exemplo. Se há configurações especiais para configurar, inclua as especificações. Se os recursos pedem por um ambiente que é difícil de replicar ou necessitam de hardware específico, ofereça um vídeo de demonstração.
Descrições desconexas
A descrição do seu app e as screenshots devem ser condizentes com o que o aplicativo oferece.
Interface de Usuário fraca
Esse é um quesito subjetivo, mas que a Apple valoriza muito. Vale ler o manual de design deles antes de começar a desenvolver.
Seja sincero quanto a publicidade
Eles irão perguntar se seu app exibe publicidade. Não adianta mentir, pois eles perceberão facilmente e te punirão por isso. Além disso, faça testes para ver se está tudo funcionando direitinho nesse quesito.
Meros agregadores de links não interessam
Seu aplicativo deve ter engajamento e aproveitar os recursos do iOS. Oferecer um simples site em forma de aplicativo para iOS, sem recursos extras, não é bem-vindo.
Insistir em enviar aplicativos similares
Submeter várias vezes aplicativo que basicamente são os mesmos que você já enviou antes aumentam seus riscos de rejeição. Aprenda com o processo e melhore seus aplicativos de verdade antes de tentar novamente.
Não agrega valor
Se a Apple considerar que seu aplicativo não oferece muita funcionalidade, conteúdo ou dialoga com um nicho muito pequeno, ela pode rejeitar. Olhe para as categorias existentes na App Store e pense quais são as experiências que os usuários precisam e você pode oferecer.
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