Reza a lenda que a Apple anunciou internamente um novo serviço para facilitar a vida das assistências técnicas de iPhone. Em vez de correr para um posto autorizado quando o smartphone dá problema, os consumidores podem no futuro ficar na comodidade do próprio lar e acessar um site que faz todo o diagnóstico do que está acontecendo com o aparelho.
Ao entrar num endereço da internet específico pelo Safari presente nos iPhones, o celular seria redirecionado para um serviço de diagnóstico online. Esse suposto sistema estaria apto a fazer verificações variadas no smartphone para definir quais são as causas do mau funcionamento do dispositivo da maçã.
Claro que a Apple não confirma nada relacionado ao assunto
As seguintes verificações poderiam (em tese, veja bem) ser feitas com o novo sistema:
- UDID do aparelho.
- Versão do iOS instalada.
- Informações sobre a bateria, como última vez que foi recarregada e tempo que demora para chegar nos 100%.
- Porcentagem mais baixa da bateria quando o iPhone foi desligado.
- Se o aparelho foi desligado corretamente.
Caso a ideia seja verdadeira e dê certo, a Apple poderia facilmente economizar alguns caraminguás que atualmente repassa para os Genius, seus funcionários que fazem assistência em lojas próprias, e para os técnicos que prestam suporte para a companhia.
Com essas informações em mãos, a empresa teria como contactar o consumidor (caso ele autorize esse contato) para dar instruções antes de efetivamente encaminhá-lo para alguma assistência.
O TNW ainda levanta a hipótese da Apple usar o sistema para detectar se o iPhone passou por JailBreak. Não duvide — estamos falando da Apple.
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