1. Narrativas são sobre pessoas
Mesmo que sua organização seja focada em ajudar outras empresas a trabalhar mais efetivamente, fomentar mudanças políticas ou ajudar animais; são seres humanos que conduzem a ação. Seu protagonista precisa ser uma pessoa, que vai guiar a audiência pela narrativa.
2. As pessoas na sua narrativa precisam querer algo
A história não começa até a audiência saber claramente qual é o objetivo do protagonista e se importar com ele. Faça isso no primeiro trecho da história.
3. Narrativas precisam ser fixas no tempo e espaço
Quando você começar a contar sua história, sua audiência vai querer saber quando e onde a ação acontece. Se você os ajudar a esclarecer isso rapidamente, eles vão te seguir mais facilmente para os trechos mais significativos.
4. Deixe seus personagens falarem por si próprios
Use citações (aspas) e narrativa em primeira pessoa para os personagens parecerem mais realistas e autênticos.
5. Audiências se entediam rapidamente
Nos primeiros trechos, você precisa fazer a audiência se perguntar “o que vai acontecer agora?” ou “como isso vai terminar?”. Conforme os acontecimentos vão sendo apresentados, seus personagens precisam enfrentar dificuldades que façam a audiência prestar atenção.
6. Narrativas falam a linguagem da audiência
Leve em consideração que você precisa se comunicar com a audiência, portanto, certifique-se de não usar linguagem simplista ou complexa demais.
7. Narrativas ativam emoções
Humanos não pensam em coisas que não consideram importantes. Narrativas precisam ativar emoções, não do jeito melodramático, mas de um jeito que consiga se destacar da massa de informações que nos inunda diariamente e deixar claro “isso vale sua atenção”.
8. Narrativas não contam, elas mostram
Sua audiência deve ver um retrato, sentir o conflito, e ficar mais envolvido na história.
9. Narrativas devem ter ao menos um “momento da verdade”
As melhores narrativas nos apresentam algo sobre como devemos nos tratar, aos outros, ou ao mundo à nossa volta.
10. Narrativas têm um significado claro
Quando a última frase é dita, sua audiência deve saber exatamente o motivo de ter embarcado com você. Essa deve ser a mais importante regra desta lista. Se sua audiência não consegue responder “sobre o que é essa narrativa?”, tudo que você fez foi sem importância.
* Texto baseado no paper “How to Tell a Story” da Graduate School of Business da Universidade de Stanford.