X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

As 10 Leis Imutáveis do Storytelling (Narrativa)


1. Narrativas são sobre pessoas

Mesmo que sua organização seja focada em ajudar outras empresas a trabalhar mais efetivamente, fomentar mudanças políticas ou ajudar animais; são seres humanos que conduzem a ação. Seu protagonista precisa ser uma pessoa, que vai guiar a audiência pela narrativa.

Bonecos stormtroopers fazendo gestos de YMCA, foto de JD Hancock

2. As pessoas na sua narrativa precisam querer algo

A história não começa até a audiência saber claramente qual é o objetivo do protagonista e se importar com ele. Faça isso no primeiro trecho da história.

3. Narrativas precisam ser fixas no tempo e espaço

Quando você começar a contar sua história, sua audiência vai querer saber quando e onde a ação acontece. Se você os ajudar a esclarecer isso rapidamente, eles vão te seguir mais facilmente para os trechos mais significativos.

4. Deixe seus personagens falarem por si próprios

Use citações (aspas) e narrativa em primeira pessoa para os personagens parecerem mais realistas e autênticos.

5. Audiências se entediam rapidamente

Nos primeiros trechos, você precisa fazer a audiência se perguntar “o que vai acontecer agora?” ou “como isso vai terminar?”. Conforme os acontecimentos vão sendo apresentados, seus personagens precisam enfrentar dificuldades que façam a audiência prestar atenção.

6. Narrativas falam a linguagem da audiência

Leve em consideração que você precisa se comunicar com a audiência, portanto, certifique-se de não usar linguagem simplista ou complexa demais.

7. Narrativas ativam emoções

Humanos não pensam em coisas que não consideram importantes. Narrativas precisam ativar emoções, não do jeito melodramático, mas de um jeito que consiga se destacar da massa de informações que nos inunda diariamente e deixar claro “isso vale sua atenção”.

8. Narrativas não contam, elas mostram

Sua audiência deve ver um retrato, sentir o conflito, e ficar mais envolvido na história.

9. Narrativas devem ter ao menos um “momento da verdade”

As melhores narrativas nos apresentam algo sobre como devemos nos tratar, aos outros, ou ao mundo à nossa volta.

10. Narrativas têm um significado claro

Quando a última frase é dita, sua audiência deve saber exatamente o motivo de ter embarcado com você. Essa deve ser a mais importante regra desta lista. Se sua audiência não consegue responder “sobre o que é essa narrativa?”, tudo que você fez foi sem importância.

* Texto baseado no paper “How to Tell a Story” da Graduate School of Business da Universidade de Stanford.

a H RsWBlPI

Via RSS de Marco Gomes

Leia em Marco Gomes

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot