Um dos maiores enigmas que atormentam a humanidade é a questão da vida extraterrestre. Muitas explicações têm sido apresentadas ao longo dos anos para explicar por que ainda não fizemos o primeiro contato com aliens. Algumas teorias são boas; outras, nem tanto. Aqui estão sete das mais fracas soluções para o problema vexatório conhecido como o Paradoxo de Fermi.
Para aqueles de vocês que são novatos na questão do Grande Silêncio, eu recomendo esta série de artigos que escrevi há alguns anos atrás: “The Fermi Paradox: Back With A Vengeance” partes um, dois, e três. Esta lista também é útil.
>>> O Paradoxo de Fermi: onde é que estão as outras Terras?
1) Aliens ainda não tiveram tempo suficiente para chegar à terra
Na verdade, eles tiveram. Esta é uma das desculpas mais comuns para o grande silêncio, mas é também uma das mais fracas. Como solução, ela revela um completo desconhecimento da afirmação central do paradoxo — que o tempo não é um fator.
O Paradoxo de Fermi tem três premissas bastante claras: 1) nossa galáxia está aqui ao há muito tempo — cerca de 13,2 bilhões de anos (ou 13.200 milhões de anos), 2) a vida inteligente foi capaz de surgir quando a galáxia ainda era muito jovem, e assim, 3) alienígenas tiveram tempo de sobra para visitar, colonizar e remodelar cada porção da Via Láctea. Ainda não me parece que qualquer civilização tenha feito isso.