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Se elas querem igualdade, por que ficam comemorando o Dia da Mulher?, perguntam alguns. A quem respondo: Os homens são menos vulneráveis, têm salários maiores e mais oportunidade… e nós temos o Dia da Mulher e a luta diária pela igualdade de chances. Parece uma balança equilibrada pros dois lados? Enquanto essa balança não chegar a um equilíbrio dinâmico, esse assunto será sempre pauta e, por isso, hoje vamos falar do empreendedorismo feminino.
Os dados mais recentes sobre o assunto no Brasil são de 2011 e mostram que houve crescimento, mas a maciça maioria dos empresários ainda é formada por homens. É possível ter uma indicação do empreendedorismo no Brasil com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, o Pnad, que indica quais brasileiros se declararam como “empregadores” ou trabalhadores por “conta própria”.
Segundo o Pnad, em 2011, havia cerca de 22,8 milhões de empreendedores no Brasil. Do total, apenas 31% era formado por mulheres. Viemos em uma curva de crescimento gradual desde 2001, mas 2011 teve um pequeno recuo no número.
Veja gráfico divulgado pelo Sebrae (Foto: IBGE):
Em termos de distribuição de faixa etária, a maior parte das mulheres empreendedoras fica na faixa dos 30 aos 49 anos. Veja outro gráfico (Fonte: IBGE):
A boa notícia é que têm surgido exemplos bons a serem seguidos no Brasil. A Bel Pesce, por exemplo, lançou um livro sobre sua experiência no Vale do Silício e agora está de volta ao Brasil para tocar um projeto de educação. Ela se tornou referência no assunto e acaba se tornando um modelo a ser seguido.
Outros exemplos de empreendedorismo feminino no Brasil são: a Maria Fernanda de Azevedo Antunes Diniz Junqueira, da CupoNation, a Livia Abrarpour, da Juv&You, a Fabiany Lima, da Timolico. A dificuldade de lembrar nomes nesse caso é ótima: mostra que a gente não associa um empreendedor com o fato de ele ser homem ou mulher, e sim com seu negócio. Mas, digam ai, quem mais? Manifestem-se ai nos comentários!
Enquanto isso, nos Estados Unidos, é tempo de otimismo para as mulheres donas de seus negócios, segundo uma pesquisa feita pela National Association for Women Business Owners. Os dados mostram que 66% das donas de seus negócios estão mais otimistas este ano, enquanto 85% preveem que mais mulheres vão criar seu negócio este ano. Veja um infográfico com o estudo completo: