Projeção da IDC mostra que o Brasil deverá ser o quarto maior mercado de smartphones do mundo até 2016. Para o diretor-presidente da Web Consult e especialista em inteligência digital, Leonardo Bortoletto, isso significa que, a cada ano, mais pessoas estão acessando a internet por esses dispositivos. “Como os aparelhos móveis continuarão sendo a grande tendência em 2013, as empresas devem ficar atentas a esse fenômeno e se adaptarem à mobilidade. Aquelas que não fizerem mudanças em seus sites podem perder usuários para páginas que são móveis e, consequentemente, mercado”, ressalta.
O crescimento do número de dispositivos móveis também irá influenciar no e-commerce. De acordo com a Câmara e-Net, a participação da venda por estes meios dobrou de 5% para 10% em 2012. “O desafio de muitas empresas é adaptar suas lojas aos aparelhos móveis com a mesma facilidade de acesso e navegação. Além disso, as organizações precisam pensar em segurança e na mobilidade de dados sigilosos”, destaca Bortoletto.
O big data é um termo que promete várias menções em 2013. Muitas informações requerem grande espaço para armazenamento. Dessa forma, as empresas que precisam guardá-las vão precisar de servidores e bancos de dados para dar conta de tanta informação. A smart TV também é tendência. Segundo o estudo do Ibope Nielsen Online, um em cada seis brasileiros navega na internet enquanto assiste à televisão. “Esse comportamento tem impacto direto na interação entre os conteúdos e o telespectador”, diz Bortoletto.
De acordo com o diretor da TOTVS em Minas, Arnaldo Xavier, como todos os anos, novas tecnologias surgem e outras são aprimoradas para melhor desempenho das empresas. Para 2013, o cenário não poderia ser diferente. Entre as principais novidades, Xavier destaca os dispositivos móveis, a mudança de aplicativos nativos para HTML5, a nuvem pessoal e as lojas corporativas de aplicativos, dentre outras. O executivo também ressalta que cada vez mais os dispositivos (câmeras, elevadores, sistemas de segurança, sensores de todos os tipos, aparelhos domésticos, etc) estão conectados à internet. “Todos esses processos resultarão em novas políticas e procedimentos corporativos para que tais mudanças sejam incorporadas à vida das pessoas e das empresas de modo a melhorar a execução de serviços e de processos”, analisa.
O diretor de tecnologia da LedCorp, José Lúcio Balbi de Mello, afirma que sua empresa, especializada em tecnologia para mobilidade e inteligência corporativa, está focada na elaboração de soluções direcionadas para produtos mobile. Os serviços oferecidos, como mobilidade, gestão de frota, gestão logística e segurança da informação podem ser acessados em diferentes aparelhos tecnológicos, que se alternam entre celulares, pagers, displays, telas, totens, tablets, smartphones e smart TV. “A tendência é aprimorar os produtos existentes e criar novas soluções para os dispositivos que ofereçam mobilidade, convergência e interação. Percebemos que esse aumento na aquisição dos produtos não é somente por pessoas físicas, mas também empresas que estão investindo nesses produtos com o intuito de melhorar a logística da informação”, finaliza.
Via Zoom Comunicação.