Quem tem a sorte de morar na Ásia ou no oeste dos EUA – ou em algum lugar entre eles – foi agraciado por uma visão clara de um anel de fogo no céu. Ou, mais especificamente, um eclipse anelar. Perdeu o eclipse? Não se preocupe: nós escolhemos as melhores fotos.
Afinal, por que acontece o eclipse em anel, e por que ele é tão raro?
A resposta está ligada à Superlua que vimos há algumas semanas. Aquele espetáculo lunar ocorreu porque a Lua estava no ponto mais próximo à Terra, chamado perigeu. Mas como a órbita da Lua segue uma elipse, quer dizer que ela começou a se afastar da Terra. É o que aconteceu na noite passada: a Lua ficou pequena o bastante para não conseguir bloquear o Sol quando ela cruzou seu caminho.
A foto acima, por Joseph Tame, foi tirada no Japão. Ele na verdade tem um vídeo do eclipse solar, que você pode ver neste link. Vendo todas as fotos do eclipse, o céu parecia sustentar um anel de fogo gelado. Ou mesmo um halo. De um jeito ou de outro, ficou incrível.
E Cory Poole, professor de ciências na University Preparatory School em Redding, Califórnia (EUA), preparou o vídeo abaixo em time-lapse, que em 60 segundos reúne 700 fotos capturadas pelo telescópio solar Coronado Solar Max 60 Double Stack.
Se você perdeu o espetáculo de ontem à noite, vá se preparando: o próximo eclipse anelar deve acontecer em 10 de maio de 2013, e mesmo se você não estiver no lugar certo para assisti-lo, você pode vê-lo na internet ao vivo. De repente os líderes mundiais pós-apocalipse de 2012 transformam a data em um feriado.
Vídeo por Cory Poole