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As novas regras de SEO no mundo do conteúdo


A cada dia que passa mais as práticas de SEO vão sendo filtradas pelos buscadores. Entenda a melhor maneira de se fazer SEO ao produzir conteúdo

Há 5 anos atrás SEO era uma coisa  misteriosa e inteligível. Hoje o marketing de conteúdo assumiu como o método reinante nos círculos de marketing, com milhares de profissionais de SEO mudando o seu discurso para dizer que fazem marketing de conteúdo.

A diferença, basicamente é que o marketing de conteúdo visa criar conteúdo para as pessoas que querem ler, enquanto o SEO tem como objetivo criar conteúdo que os motores de buscas querem ler.

As 2 atividades não são mutuamente exclusivas para um efeito, ou para outro.Há pouco tempo atrás descobriu-se que investir em coisas baratas para ser amigável aos mecanismos de buscas é tão eficaz quanto a colocação de tempo e dinheiro na construção de conteúdo de qualidade.

Impactos do marketing de conteúdo versus SEO.

Impactos do marketing de conteúdo versus SEO.

Muitos blogueiros e editores hoje já estão presenciando o tráfego da social media exceder o dos motores de buscas. Fontes como o Pinterest podem atualmente ser fonte de tráfego altamente qualificada para alguns varejistas, por exemplo.

No entanto, o Google ainda faz 100 bilhões de buscas por mês, de acordo com o Search Engine Watch. Seria tolice ignorar essa pesquisa.

Como podem as empresas de marketing de conteúdo permanecerem amigáveis aos mecanismos de busca aderindo às melhores práticas em mídias sociais?

As novas regras de SEO para marketing de conteúdo

Rand Fishkin, CEO da SEOmoz destaca as 5 melhores práticas de marketing de conteúdo para que se maximize o efeito do SEO de maneira ética.

#1. Criar conteúdo que as pessoas tenham incentivo para compartilhar.

#2. Fazer uma pesquisa de palavras-chave para que você não perca esforço escrevendo coisas que as pessoas não procuram.

#3. Coloque todo o seu conteúdo no mesmo domínio e subdomínio.

#4. Foque em algo e escreve sobre isso. As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz.

#5. Não separe a sua marca do seu conteúdo. Um site de cassino que faz infográficos impressionantes sobre o direito dos animais não vão durar muito tempo.

Publicações de marketing de conteúdo de sucesso dependem fortemente de tráfego social. Publicações bem posicionadas de marcas aderem ao conceito de Fishkin de produzir uma grande quantidade de conteúdo que as pessoas acham interessante e noções básicas de SEO: URLs limpas e marcações inteligentes.

O SEO maquiavélico não funciona mais

Assim como no jornalismo tradicional, o marketing de conteúdo nunca deve procurar trair ou enganar os leitores, seja através de práticas de SEO ou de conteúdo. Qualquer coisa que faça fronteira com algo sorrateiro ou antiético, eventualmente será filtrado dos resultados pelos leitores.

As técnicas de manipulação como presenciávamos em sites antigos, um punhado de links, textos-âncora, domínios de correspondência exata e outras coisas do tipo já se foram. Hoje SEO é algo holístico. Ele exige que você construa sinais de marcas reais, que poderiam ser feitos no passado apenas por links ou outras táticas sujas”, diz Fishkin.

Os algoritmos dos motores de buscas se aprimoram constantemente para derrotar as trapaças de SEO, da mesma maneira que os usuários ignoram tranquilamente o conteúdo de baixa qualidade.

Não adianta abusar das técnicas de SEO. Os buscadores vão perceber.

Não adianta abusar das técnicas de SEO. Os buscadores vão perceber.

Os influenciadores de conteúdo

O alto crescimento dos blogs tendem a se concentrar em distribuição de conteúdo – pegando ganchos para criar suas histórias e manchetes de outros sites da web.

Quando isso é feito de uma maneira correta isso pode criar links para esse site e torná-lo confiável, mostrando ao Google que grandes marcas confiam no conteúdo desse blog.

Além disso, ao convidar escritores influentes e editores para guest post em seu site estamos não apenas incentivando o tráfego, como também aumentando os sinais sociais desses influenciadores levando tráfego para o seu domínio.

No final do dia, o bom SEO é conduzido no bom conteúdo.

Proporcionar uma experiência excepcional e  construir uma marca na web verdadeira são essenciais para o sucesso de longo prazo no SEO, diz Fishkin.

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Este artigo foi adaptado do original, “The New SEO Rules in a Content Marketing World”, do Mashable.

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