O Índice de Satisfação do Consumidor Americano foi divulgado e tem alguns dados chocantes sobre nossos sentimentos em relação a serviços online. As pessoas estão notadamente satisfeitas com o Google+. Elas estão mais satisfeitas com o Google+ do que com o Facebook. E o Facebook vem caindo.
O relatório é uma pesquisa anual com 80 mil norte-americanos que pede a eles para avaliar o quão felizes estão a respeito de uma série de bens e serviços em uma escala que vai de 0 a 100. Tem um montão de números nesse estudo, mas o mais interessante fica na seção “Internet Social Media”. O Google+, lançado faz pouco mais de um ano, entrou na tabela com um índice estrondosamente alta de 78 pontos — ele ficou no topo da lista ao lado da Wikipedia. Isso diz muito. Quem não ama a Wikipedia? É informação gratuita da boa.
Para o Facebook, bem… parece que todos aqueles embates relacionados à privacidade pegaram carona com o filme porque ele marcou minguados 61 pontos. Não está muito abaixo da média geral da categoria, de 69, mas é o menor índice de todos os serviços de mídia social avaliados este ano. E é menor que o índice auferido ano passado — 66. Mal, Zuckerberg, mal.
Odiamos mídia social? Ela nos deixa menos satisfeitos? Há muitas evidências que sugerem isso! A nota de mídia social ficou abaixo da de notícias e informativos (73) e portais e motores de busca (79). Claro, trata-se apenas de um estudo e pode ter havido uma série de fatores que resultou nesse número tímido. Você precisa realmente amar o Google+ para usá-lo, enquanto o Facebook basicamente se tornou uma obrigação social.
Além disso, alguns desses números são simplesmente estranhos. Talvez faça sentido que as pessoas realmente amem o Google (82). Mas a FoxNews.com ter marcado 84? TÁ DE BRINCADEIRA? [ASCI via Wired]