por Mônica Pupo
Foi em casa, observando os ensinamentos dos pais, que Cláudio Roberto Grando encontrou a motivação necessária para empreender. Logo que completou a faculdade de Ciências da Computação, em 1991, ele só tinha um desejo: desenvolver produtos inovadores num ótimo ambiente de trabalho. “Meu pai e minha mãe sempre me ensinaram que devemos construir algo de bom no mundo, colocando nossos dons a serviço da sociedade e colaborando para o seu desenvolvimento de maneira sustentável”, relembra o empresário. Determinado a transformar o sonho em realidade, no ano seguinte deu início a um projeto inovador em parceria com Ricardo Delfino Cunha, um ex-colega da universidade. Assim nasceu a Audaces, empresa catarinense reconhecida mundialmente como uma das principais desenvolvedoras de tecnologia para o segmento de confecção.
Além do exemplo familiar, outro fator que motivou Cláudio a abrir seu próprio negócio foi a experiência que teve durante o estágio no laboratório do Grupo de Comando Numérico e Automação Industrial (GRUCON), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Eu e o Ricardo fazíamos estágio no mesmo laboratório, que promovia muito contato com indústrias. Nos anos que estivemos lá, vimos como a indústria precisava de soluções diferentes das que estavam disponíveis no mercado. Ao mesmo tempo, víamos muita tecnologia ser desenvolvida na Universidade, mas que ficava ‘engavetada’ numa dissertação de mestrado ou tese de doutorado e não era aplicada nas indústrias”, conta.
O projeto inicial da Audaces baseou-se em dois pilares: “desenvolver produtos inovadores que resolvessem grandes problemas das indústrias e oferecer um ótimo ambiente de trabalho, nos moldes do que vivenciávamos na faculdade”. Colocar as ideias em prática, no entanto, não foi nada fácil. Até desenvolver os produtos necessários e a tecnologia inicial, Cláudio teve que enfrentar muitos obstáculos comuns aos empreendedores de primeira viagem.
Egressos de um curso técnico, Cláudio e Ricardo precisaram não só desenvolver o negócio como, paralelamente, desenvolver as habilidades como gestores de negócio e de pessoas, funções completamente desconhecidas para eles até então. “Outro grande desafio foi comercializar os produtos. Ter um bom produto não significa sucesso. Se você não conseguir vender seu produto, você não tem um negócio. E para vender você tem que desenvolver outras habilidades, ter persistência e paciência para conquistar a confiança do mercado”, ensina Cláudio.
Superados os percalços, foi questão de tempo até a Audaces transformar-se em uma das principais referências em soluções CAD/CAM para as indústrias têxtil, de confecções, móveis, estofados, transportes, vidros, papel e metalmecânico. No portfólio constam soluções que abrangem desde a criação até a produção completa de coleções, o que ajudou a consolidar a marca, impulsionando ainda a expansão internacional.
Com sede em Florianópolis, a Audaces é hoje líder em seu segmento na América Latina. Estima-se que mais de 70% das empresas que utilizam soluções em CAD/CAM no Brasil são clientes da companhia catarinense. “Temos clientes em mais de 70 países, com uma presença importante na Europa, que é o mercado mais exigente em desenvolvimento de moda”, diz Cláudio.
No Peru, onde mantém unidade há um ano, a companhia participou da ExpoTextil, principal evento do gênero no país, com preços diferenciados e condições especiais de pagamento para a aquisição de maquinário, como o Plotter Jet Lux. Segundo Claudio, essa oferta fez parte de uma estratégia para aumentar a fidelização dos clientes e consolidar a presença da marca. “Nossas soluções garantem uma boa exposição da Audaces no setor pelo continente e queremos aproveitar esse quadro para fidelizar ainda mais nossos clientes com o maquinário”, afirma.
A estratégia seguirá por 2014, na ColombiaTex, que ocorre na cidade colombiana de Medelín em janeiro e, na Argentina, onde, com unidade recentemente ampliada, a Audaces participará da Emitex, em maio. No mesmo mês, a empresa marca presença nos Estados Unidos, na Spesa 2014, na cidade de Atlanta. No Brasil, além da filial em Florianópolis, a companhia conta ainda com unidades em Minas Gerais e Pernambuco.
Um dos segredos para manter-se sempre à frente em um mercado tão inovador são as parcerias, o que inclui cerca de 250 instituições de Ensino Superior, no Brasil, América Latina, Europa e Ásia. “E, principalmente, temos uma equipe motivada e clientes muito satisfeitos”, comemora o empresário.
A participação em eventos de moda também ajuda a garantir a liderança no setor têxtil e de confecções. Um exemplo foi a participação da Audaces durante o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), que aconteceu no fim de novembro. Na ocasião, a marca selecionou um time criativo para compor e apresentar uma minicoleção composta por 10 looks inspirados nos personagens Diogo Guerreiro e Flávio Jardim – os dois jovens catarinenses que, no ano de 2004, realizaram a travessia Chuí (RS)/Oiapoque (AP) de windsurfe e entraram para o Guiness Book por conquistarem o recorde de maior distância percorrida de windsurfe do mundo. Para compor os modelos, a Audaces contou com a parceria das também catarinenses Mormaii e Renauxview na doação do material.
Além destas ações, em 2013 também foi a vez de lançar novas versões de produtos já consagrados como o Audaces Digiflash, ferramenta intuitiva que, por meio de uma câmera de alta resolução, é capaz de digitalizar um conjunto inteiro de moldes a partir de uma única fotografia.
Já para 2014, são esperados lançamentos inéditos como o Audaces Supera, com data de lançamento prevista para janeiro. A solução consiste em um novo tipo de hardware, que permite um processamento mais potente, proporcionando economia de tecido no processo de corte. “O sucesso de ontem não é garantia do sucesso de amanhã, precisamos estar sempre recriando o negócio, incorporando novas capacidades e habilidades para aproveitar as oportunidades presentes e desenvolver o negócio de amanhã”, reflete Cláudio.