X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Audaces desenvolve soluções tecnológicas que facilitam a vida do setor de confecções


por Mônica Pupo

daee audacesFoi em casa, observando os ensi­namentos dos pais, que Cláudio Ro­berto Grando encontrou a motivação necessária para empreender. Logo que completou a faculdade de Ciências da Computação, em 1991, ele só tinha um desejo: desenvolver produtos inovado­res num ótimo ambiente de trabalho. “Meu pai e minha mãe sempre me en­sinaram que devemos construir algo de bom no mundo, colocando nossos dons a serviço da sociedade e colaborando para o seu desenvolvimento de manei­ra sustentável”, relembra o empresário. Determinado a transformar o sonho em realidade, no ano seguinte deu início a um projeto inovador em parceria com Ricardo Delfino Cunha, um ex-colega da universidade. Assim nasceu a Audaces, empresa catarinense reconhecida mun­dialmente como uma das principais de­senvolvedoras de tecnologia para o seg­mento de confecção.

Além do exemplo familiar, outro fa­tor que motivou Cláudio a abrir seu pró­prio negócio foi a experiência que teve durante o estágio no laboratório do Gru­po de Comando Numérico e Automação Industrial (GRUCON), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Eu e o Ricardo fazíamos estágio no mesmo la­boratório, que promovia muito contato com indústrias. Nos anos que estivemos lá, vimos como a indústria precisava de soluções diferentes das que estavam disponíveis no mercado. Ao mesmo tempo, víamos muita tecnologia ser desenvolvida na Universidade, mas que ficava ‘engavetada’ numa dissertação de mestrado ou tese de doutorado e não era aplicada nas indústrias”, conta.

O projeto inicial da Audaces baseou-se em dois pilares: “desenvolver produ­tos inovadores que resolvessem grandes problemas das indústrias e oferecer um ótimo ambiente de trabalho, nos moldes do que vivenciávamos na faculdade”. Colocar as ideias em prática, no entan­to, não foi nada fácil. Até desenvolver os produtos necessários e a tecnologia ini­cial, Cláudio teve que enfrentar muitos obstáculos comuns aos empreendedo­res de primeira viagem.

Egressos de um curso técnico, Cláu­dio e Ricardo precisaram não só desen­volver o negócio como, paralelamente, desenvolver as habilidades como ges­tores de negócio e de pessoas, funções completamente desconhecidas para eles até então. “Outro grande desafio foi comercializar os produtos. Ter um bom produto não significa sucesso. Se você não conseguir vender seu produ­to, você não tem um negócio. E para vender você tem que desenvolver ou­tras habilidades, ter persistência e pa­ciência para conquistar a confiança do mercado”, ensina Cláudio.

Superados os percalços, foi questão de tempo até a Audaces transformar-se em uma das principais referências em soluções CAD/CAM para as indústrias têxtil, de confecções, móveis, estofados, transportes, vidros, papel e metalmecâ­nico. No portfólio constam soluções que abrangem desde a criação até a produ­ção completa de coleções, o que ajudou a consolidar a marca, impulsionando ainda a expansão internacional.

Com sede em Florianópolis, a Au­daces é hoje líder em seu segmento na América Latina. Estima-se que mais de 70% das empresas que utilizam solu­ções em CAD/CAM no Brasil são clien­tes da companhia catarinense. “Temos clientes em mais de 70 países, com uma presença importante na Europa, que é o mercado mais exigente em desenvol­vimento de moda”, diz Cláudio.

No Peru, onde mantém unidade há um ano, a companhia participou da ExpoTextil, principal evento do gêne­ro no país, com preços diferenciados e condições especiais de pagamento para a aquisição de maquinário, como o Plotter Jet Lux. Segundo Claudio, essa oferta fez parte de uma estratégia para aumentar a fidelização dos clientes e consolidar a presença da marca. “Nossas soluções garantem uma boa exposição da Audaces no setor pelo continente e queremos aproveitar esse quadro para fidelizar ainda mais nossos clientes com o maquinário”, afirma.

fcc perfilA estratégia seguirá por 2014, na ColombiaTex, que ocorre na cidade co­lombiana de Medelín em janeiro e, na Argentina, onde, com unidade recente­mente ampliada, a Audaces participará da Emitex, em maio. No mesmo mês, a empresa marca presença nos Esta­dos Unidos, na Spesa 2014, na cidade de Atlanta. No Brasil, além da filial em Florianópolis, a companhia conta ainda com unidades em Minas Gerais e Per­nambuco.

Um dos segredos para manter-se sempre à frente em um mercado tão inovador são as parcerias, o que inclui cerca de 250 instituições de Ensino Superior, no Brasil, América Latina, Eu­ropa e Ásia. “E, principalmente, temos uma equipe motivada e clientes muito satisfeitos”, comemora o empresário.

A participação em eventos de moda também ajuda a garantir a liderança no setor têxtil e de confecções. Um exem­plo foi a participação da Audaces du­rante o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), que aconteceu no fim de no­vembro. Na ocasião, a marca selecionou um time criativo para compor e apre­sentar uma minicoleção composta por 10 looks inspirados nos personagens Diogo Guerreiro e Flávio Jardim – os dois jovens catarinenses que, no ano de 2004, realizaram a travessia Chuí (RS)/Oiapoque (AP) de windsurfe e entraram para o Guiness Book por conquistarem o recorde de maior distância percorrida de windsurfe do mundo. Para compor os modelos, a Audaces contou com a par­ceria das também catarinenses Mormaii e Renauxview na doação do material.

Além destas ações, em 2013 também foi a vez de lançar novas versões de pro­dutos já consagrados como o Audaces Digiflash, ferramenta intuitiva que, por meio de uma câmera de alta resolução, é capaz de digitalizar um conjunto in­teiro de moldes a partir de uma única fotografia.

Já para 2014, são esperados lança­mentos inéditos como o Audaces Su­pera, com data de lançamento prevista para janeiro. A solução consiste em um novo tipo de hardware, que permite um processamento mais potente, proporcio­nando economia de tecido no processo de corte. “O sucesso de ontem não é garantia do sucesso de amanhã, precisa­mos estar sempre recriando o negócio, incorporando novas capacidades e habi­lidades para aproveitar as oportunidades presentes e desenvolver o negócio de amanhã”, reflete Cláudio.

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot