Bem, o projeto dele de informações pessoais com RFID, encaminhado por Augusto, foi o escolhido da promoção que tanto noticiamos.
Mentor pela Aceleradora, empreendedor, investidor anjo, personagem comum nas competições e outros eventos. Há tempo tentando “virar” a ideia da aaTag. E lá se vai. Parabéns!
CleverPhone: atenção gerenciada pelos seus donos.
A aaTag produz uma tecnologia que transforma todo dono de celular em um trader da sua própria atenção.
Hoje, as pessoas dependem de teclados, telas, baterias e redes para se expressarem no mundo digital. A aaTag cria um novo mercado onde a troca de informações acontece de forma instantânea e sem o usuário precisar de uma parafernália de recursos tecnológicos para tal.
No Brasil, a aaTag tem como meta transformar cada um dos mais de 200 milhões de celulares em CleverPhones.
CleverPhone é um celular que recebeu uma tag de RFID. Esta tag pode ser um adesivo ou um chaveirinho. O celular aqui é só um local para se fixar a tag. Estas tags são ativadas com um simples envio de SMS pelo usuário. Este SMS é pago pela aaTag.
O CleverPhone funciona da mesma forma que um crachá ou um bilhete de transporte que libera o acesso de uma catraca. Só que no nosso caso o acesso liberado é a bens ou serviços de valor agregado.
Por exemplo, ele pode dar acesso a um hipermercado enviar SMS avisando um cliente que o leite está com 50% de desconto. Esta permissão foi concedida passando seu CleverPhone no leitor da aaTag que está ao lado da gondola de leites.
O usuário pode votar se a ONG do seu bairro deve montar um grupo de música ou de dança. Isto é feito passando seu CleverPhone num leitor da aaTag que está na janela da ONG.
O usuário pode aderir a conteúdos pertinentes ao seu contexto: ele passa seu CleverPhone num quiosque no metrô permitindo que seja enviado um SMS quando chuvas fortes forem atingir sua casa.
A mobilidade do valor, com a invenção da moeda e séculos depois do cartão de crédito, permitiu a criação do capitalismo que vivemos hoje.
Ao permitir que as pessoas se expressem de forma instantânea, sem atritos, sem espera, capturando o valor da sua atenção, acreditamos que vamos modificar o capitalismo de hoje e a democracia de amanhã.
Nossa visão é que em menos de quatro anos centenas de milhões de brasileiros com seus CleverPhones irão capturar para si o valor da sua atenção. Hoje o valor desta atenção é monetizado pelos grandes grupos de mídia. Ao controlar o acesso a sua atenção o cidadão passa a capturar o valor desta atenção.
Além do SMS, o usuário da aaTag pode capturar o valor da publicação de mensagens no seu e- mail e nas suas redes sociais utilizando o CleverPhone para isto.
Os usuários receberão nossas tags de RFID gratuitamente. Elas serão entregues em pontos de alto tráfego, inicialmente em hipermercados e estações de transportes coletivos.
A receita da aaTag vem do pagamento de uma mensalidade para acesso a nossa rede pelas empresas. ONGs e o governo tem acesso gratuito.
Uma tag de RFID custa em torno de US$ 0,30/unidade e é lida com leitor extremamente barato, da ordem de US$ 20,00/unidade.
A aaTag é uma plataforma que se comporta como uma rede de dois lados, de um lado as empresas/entidades e do outro os consumidores. Nossa plataforma cria um serviço que permite a troca de atenção por valor com altíssima eficiência. Seja este valor um desconto, um bem, uma informação ou um serviço. A tecnologia de RFID que empregamos já é amplamente desenvolvida e é utilizada nos cartões de transporte público, estimamos mais de 600 milhões de tags para este uso ao redor do mundo.
Temos dois objetivos iniciais: 1. Baixar o custo de várias mercadorias diminuindo o custo para trazer pessoas para as lojas.
2. Impulsionar o engajamento dos cidadãos em causas sociais que nunca o fariam devido o aborrecimento que é preencher formulários e a busca por informações.
O estoque de atenção dos usuários está aos poucos migrando dos grandes grupos de mídia para empresas emergentes como Google, Twitter, Facebook, Groupon e seus equivalentes. A tecnologia da aaTag permite mudar esta tendência, pois pulveriza a possibilidade de se criar serviços que recompensam a atenção dos consumidores.
A aaTag cria um novo o mercado de atenção, e neste novo mercado não há nenhum banco para cobrar juros, nenhuma marca para criar escassez e nenhum grupo de mídia para capturar o valor gerado.