Fundada em julho de 2011, a Baby.com.br surgiu como a primeira empresa de serviço de comércio eletrônico criado especialmente para pais, mães e gestantes no Brasil. A empresa tem como objetivo oferecer uma maneira fácil, conveniente e rápida para que os pais possam encomendar produtos para seus filhos no conforto de suas casas.
Com sede em São Paulo, a Baby.com.br captou fundos (series A, estimados em alguns milhões de Reais) no Brasil e nos Estados Unidos, realizados pela Monashees Capital, Tiger Global e Ron Conway. A startup aguardou o investimento antes de iniciar operações, entretanto, informam que o mais demorado foi a burocracia.
De acordo com o norte-americano Davis Smith, co-CEO da Baby (cargo que divide com o amigo Kimball Thomas), eles tiveram alguns motivos principais para empreender este modelo: “O modelo da Baby já tinha sido comprovado nos Estados Unidos; o Brasil é um mercado online gigante onde a cada ano nascem 3 milhões de bebês; e algumas pessoas falaram que é comum os casais virem aos Estados Unidos comprarem coisas para seus bebês”.
A receita da Baby é comprar em grande quantidade e fazer boas parcerias comerciais com grandes fornecedores (já estão tratando da chegada de linhas inéditas ao Brasil). “Nosso diferencial quanto a outros e-commerces parecidos é que temos nosso próprio depósito e nosso próprio pessoal que prepara as entregas, então temos uma operação enxuta, econômica e praticamente autônoma”.
Outro detalhe é a logística: eles contrataram Marcio Gaiot, que foi gerente de logística de e-commerce no Wal-mart e na Etna. “As pessoas acreditam em marcas e as mães costumam ser leais a elas”, aposta Smith. Outro profissional brasileiro conhecido que atua na Baby é In Hsieh, como diretor de operações.