A última moda no Canadá é desenhar o Spock, personagem de Jornada nas Estrelas, nas notas de cinco dólares canadenses. O ato é tido como uma homenagem ao ator Leonard Nimoy, que faleceu em 27 de fevereiro deste ano após ter interpretado o vulcano por 47 anos. Os executivos do banco, no entanto, não estão gostando nem um pouco da brincadeira.
How did I not know about this? #SpockingFives http://t.co/a6cNVr85SK pic.twitter.com/CHhvRUeip8
— Tara Ciprick (@BringingOrder) February 28, 2015
A nota de cinco dólares canadense é originalmente estampada com o perfil do Sir Wildrid Laurier, sétimo primeiro-ministro do país, e ele tem lá sua semelhança com o personagem. Rabisque uma franja, orelhas pontudas, grossas sobrancelhas, costeletas e voilà: sai o primeiro ministro e entra o oficial de Jornada nas Estrelas. Alguns aproveitaram para escrever nas notas o mantra do personagem: “Vida longa e próspera”. Surpreendentemente, não é ilegal desenhar sobre notas de dinheiro — pelo menos no Canadá –, mas uma representante do Banco do Canadá clama para que a homenagem chegue ao fim pois “escrever em uma nota pode interferir nas formas de segurança implementadas nela, além de reduzir o tempo de vida da cédula”, diz. Ela também afirma que rasuras em notas podem fazer que elas não sejam aceitas em transações e o Banco acredita que a homenagem não seja apropriada porque as notas são um “símbolo do país e um exemplo de orgulho nacional”.
“Spocking” banknotes. This is a thing now… and I’m okay with that. #SpockingFives pic.twitter.com/3CLSZYoDM6
— Byron Wiebe (@theByronWiebe) March 3, 2015
Com todo respeito ao sétimo primeiro-ministro do Canadá, eu, pessoalmente, acho as notas “spockadas” bem mais legais. [Dangerous Minds via Toronto Sun]
O post Banco do Canadá pede que as pessoas parem de desenhar o Spock nas notas de 5 dólares apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.