Na falta de alguém que de fato tenha brincado com os recursos de vídeo do Nokia 808 PureView, a empresa por trás do smartphone publica um filmete no YouTube que retrata o desenvolvimento do smartphone com câmera de 41 megapixels. Mais interessante: o próprio documentário foi filmado em Full HD utilizando outras unidades do 808 PureView. Assista para saber se o dispositivo é tudo isso que a fabricante finlandesa promete.
Pouco mais de oito minutos de documentário, com trejeitos de vídeo feito pela equipe de relações públicas da Nokia para divulgar o produto, servem para mostrar que de fato o Nokia 808 PureView corre o interessante risco de ser esse aparelho que promete revolucionar a forma como tiramos fotos.
Funcionários da Nokia mostram o início do projeto que daria vida, cinco anos depois, segundo consta, ao celular rodando o moribundo sistema Symbian. Como em qualquer produção deste naipe, temos vários porta-vozes comentando que os melhores componentes do mercado foram usados tanto no sensor como na lente do 808 PureView. Por sinal, as lentes merecem todo um destaque por parte da Nokia — fazem parte da grife Carl Zeiss, antigo parceiro dos finlandeses na produção de câmeras para dispositivos móveis.
“Este filme foi gravado integralmente no Nokia 808 PureView”, informa uma mensagem logo no início do filmete. Não temos como saber o quanto de pós-produção foi usado para deixar as imagens bonitas e palatáveis. O que aparece no vídeo, porém, me agrada. Não fica devendo a outros aparelhos que também gravam em altíssima definição.