O volume de informações no setor de tecnologia tem aumentado em velocidade espantosa. Segundo a IBM, em 2008 foram produzidos cerca de dois quintilhões de bytes todos os dias e 90% dos dados no mundo foram criados nos últimos dois anos. O aumento desmedido de informações pode ser associado ao crescimento de empresas na internet como, por exemplo, as redes sociais e os sites de e-commerce. Diante dessa tendência tecnológica, as empresas encontraram no Big Data, ou “grandes informações”, a oportunidade de deter dados críveis estratégicos para os negócios. Estima-se que este mercado chegue a US$ 38 bilhões em 2015.
De olho neste nicho, grandes empresas da área de tecnologia estão investindo para atender à demanda. A Ledcorp criou a plataforma Anywhere Smart BI, em 2013. A ferramenta, voltada para o ambiente corporativo, é capaz de gerenciar informações atendendo as necessidades das empresas. “O Anywhere Smart BI produz o processo tecnológico de coleta, de organização, de análise, de compartilhamento e de monitoramento de informações que oferece suporte à gestão de negócios. Uma característica importante do produto é o módulo de inteligência artificial, que analisa o comportamento dos dados e gera um grande volume de informações de tendência futura. Com esses dados, é possível alcançar agilidade na identificação dos processos empresariais e definir quais as melhores alternativas a serem aplicadas, como a diminuição do tempo de resposta e a eficácia na tomada de decisão”, explica o diretor de tecnologia da empresa, José Lúcio Balbi de Mello.
Segundo Balbi, durante todo o tempo em que acessamos informações na internet estamos sendo “vigiados”. Ao abrir um site ou realizar uma busca, ficam registras nossas preferências, características e hábitos. As empresas que captam e analisam essas informações em tempo real possuem um diferencial competitivo significativo em relação aos seus concorrentes pelo fato de conhecerem e atenderem às necessidades dos seus clientes de forma muito mais rápida. Esses dados gerados correspondem ao Big Data, que podem ser analisados e armazenados por empresas interessadas em identificar o perfil do seu cliente, aprimorar seus produtos e meios de divulgação ou tomar decisões nos negócios. Atualmente, o mercado de Big Data já movimenta US$ 26 bilhões em todo o mundo.
“A ferramenta representa três Vs – volume, variedade e velocidade. O recurso é capaz de analisar grandes quantidades de informações e de transformá-las em dados para as empresas. O termo Big Data é antigo, teoricamente inaugurado pela Nasa, no final da década de 90. Nos Estados Unidos, a ferramenta virou febre há pelo menos três anos e agora já apresenta respaldos no Brasil”, conta Mello.
Ainda mais ampla que a captura de dados do Big Data é a possibilidade de utilização. O sistema gera inúmeros benefícios, não ficando restrito ao processo de informações para comercialização, como dados de aspectos sociais e econômicos. Mello explica que a ferramenta apresenta ascensão mercadológica e é uma tendência que deve pendurar por muitos anos. “Com esta ferramenta, os computadores conseguem contar e qualificar infinitas informações, o que pode ser utilizado como um catálogo de dados. O Big Data pode ajudar empresas em diferentes setores, como nas políticas de governo, em gestão de empresas e até na seleção de investimentos. Um exemplo é representado no filme “O homem que virou o jogo”, baseado em fatos reais. O time de beisebol é selecionado com base na análise estatística dos jogadores, ou seja, o Big Data”, conta.
Via Zoom Comunicação.
O post Big Data movimenta mercado de TI e empresas do setor apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.