X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Insegurança na internet no Brasil se intensifica em época de manifestações


No último mês, o país vem sendo surpreendido por grandes manifestações e também por ataques de hackers a sites e redes sociais de partidos políticos, do Executivo e de veículos da imprensa. O objetivo desses invasores, no caso, é sempre deixar uma mensagem de que houve a invasão e suas insatisfações com quem foi afetado. Mas a questão é que esses ataques vêm sendo realizados com frequência e são somente uma fatia do problema que é ainda mais grave no Brasil.

De acordo com a empresa de segurança norte-americana RSA, o nosso país está entre as cinco nações que mais registraram ataques a sites de empresas no segundo bimestre de 2013. Foram 571 marcas hackeadas, levando o Brasil ao quarto lugar da lista, ficando atrás da Austrália, Reino Unido e Estados Unidos. A pergunta é: por que a falha de segurança na internet ainda é grande no Brasil?

Segundo o CEO da Sapiens Solutions, Guilherme Reis, atualmente a maior parte dos sites é desenvolvida por web designers, agências de publicidade e até mesmo usuários com bom conhecimento em desenvolvimento web, mas a preocupação com segurança é a última coisa a ser analisada. Além disso, a falta de testes deixa os sites à mercê dos hackers. “Se o cliente precisa de um sistema à prova de invasões, é preciso colocá-lo em testes. Muitas vezes criam-se centenas de regras para impedir uma invasão, mas por não testar alguém acaba encontrando uma brecha. Um site nunca é totalmente blindado. Por isso, para melhor segurança, é necessário sempre testar novas medidas anti-ataques”, afirma Reis.

Não são somente bancos, a imprensa e o Executivo que estão registrando ataques a seus sites e redes sociais. O escritor brasileiro Leandro Marcolino tem um site hospedado no Brasil, mas comercializa seus livros nos Estados Unidos. Mesmo ele não oferecendo qualquer risco a demais estados ou nações em seu portal, o site de Marcolino sofreu dois ataques recentes. “Na primeira invasão, os hackers roubaram meu livro que estava em formato de e-book para ser vendido na Amazon, e também inseriram uma página clone do Banco do Qatar em uma pasta do meu site. Essa página tinha a finalidade de roubar dados dos usuários. Eu tive prejuízo com o roubo do meu livro, que acabei tendo de disponibilizá-lo de graça na Amazon porque ele já estava disponível para download em vários fóruns. Na segunda invasão, eles voltaram a inserir a mesma página do Banco do Qatar”, comenta o escritor.

Quando o escritor criou o site, não esperava que fosse atrair a atenção de hackers. “Nunca pensei que pudesse ser invadido. Eu nem fazia transações financeiras nele ou possuía muitos dados que pudessem ser roubados. Foi uma surpresa quando aconteceu”. O brasileiro ainda foi notificado pelo FBI. “Me pediram para retirar a página do ar por conta do clone do Banco do Qatar, pois se tratava de um malware. Agora contratei uma blindagem reforçada e meu site só vai estar no ar novamente daqui a dez dias”.

Para Guilherme Reis, o momento atual em que o Brasil passa, com as manifestações em todos os estados, é tenso e a atenção com a segurança na internet deve ser redobrada. “O Brasil é um alvo fácil para os criminosos virtuais. Neste momento de protestos, sites invadidos exibem uma página de manifestação. Mas isso pode ser somente um truque para distrair os usuários e o dono do próprio site. A real intenção pode ser de roubar informações dos bancos de dados, enquanto pensam que trata-se apenas de uma manifestação. O problema maior é com os prejuízos e a investigação é lenta, pois não temos departamentos especializados em crimes virtuais para comportar a demanda do mercado”.

A solução é prevenir do que remediar, para evitar prejuízos maiores, segundo Reis. O especialista afirma que a blindagem preventiva tem custo baixo perto dos problemas que se pode ter por uma invasão. “Muitas vezes a blindagem é bem mais barata do que o seguro que se paga por fraudes de cartão de crédito, por exemplo. Os segmentos de maiores riscos são os que fazem transações financeiras e aqueles que possuem uma grande base de dados e informações de cadastro. Estas informações no mercado negro são muito comercializadas”, aponta.

Via Bolacha Comunicação.

O post Insegurança na internet no Brasil se intensifica em época de manifestações apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot