Em 4 de abril de 1975, Bill Gates e Paul Allen fundaram a Micro-Soft, combinação das palavras “microprocessador” e “software”. Alguns anos depois, a empresa se tornou conhecida mundialmente com o MS-DOS e o Windows. Para celebrar os 40 anos de história, Gates escreveu um e-mail para todos os funcionários da empresa.
No e-mail, Gates lembra seu ambicioso objetivo: “um computador em cada mesa, em cada lar, rodando software da Microsoft”. Você lembra como isso se tornou realidade?
>>> O que aconteceu com todo mundo da icônica foto da Microsoft em 1978?
>>> Como a Microsoft está virando o jogo ao inovar do jeito certo
A história da empresa começou de verdade nos anos 80. Em 1981, a IBM recorreu à Microsoft para encontrar um sistema operacional 16-bit. A empresa então comprou uma licença não-exclusiva do QDOS, criado pela Seattle Computer Products, por US$ 25.000. Meses depois, a Microsoft pagou mais US$ 50.000 pelos direitos autorais do código. Foi o melhor dinheiro que Gates já gastou.
O sistema foi renomeado como MS-DOS e, no mesmo ano, passou a aparecer em computadores da IBM. Ele rapidamente se tornou o sistema operacional mais usado.