X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Uma geração de monitores em três dimensões palpáveis


Em poucos anos, as touchscreens revolucionaram a forma como interagimos com a tecnologia. Mas para fazer melhor uso dos nossos sentidos, a próxima geração de monitores não será reta, mas, sim, em três dimensões palpáveis, com telas reconfiguráveis.

Pelo menos, é nisso que acredita Jason Alexander, pesquisador da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, cujo laboratório cria protótipos 3D de monitores para estudar a forma como podemos interagir com eles. Na The Conversation, Alexandre discute como monitores 3D podem mudar a nossa relação com a tecnologia:

Monitores com pixels capazes de se sobressaírem fisicamente da tela permitirão aos desenvolvedores elevar a interação com aplicação familiares como arquitetura, design, modelagem de terreno e fotografia ao transpor cenas renderizadas em 3D pelo computador em três dimensões no mundo real. Isso abrirá todo tipo de oportunidades para novas aplicações em colaborações conjuntas, entretenimento tangível e maneiras de tornar o computador mais acessível para aqueles que possuem deficiências.

Os dispositivos poderão mudar de forma e função: um celular poderá fazer as vezes de controle remoto de TV e depois se tornar um controle de videogame, reconfigurando-se para providenciar interfaces adequadas. Aplicativos não mudarão apenas de visual, mas modificarão de forma dinâmica as propriedades físicas do dispositivo.

O vídeo abaixo mostra um gráfico em barras interativo desenhado pelo laboratório de Alexander. O monitor permite aos usuários fazer tarefas básicas de visualização de dados, como mostrar e filtrar informações, organizá-las em linhas e colunas e fazer anotações. Essas coisas que podem ser feitas com facilidade no Excel, mas a manipulação dos dados pode nos permitir encontrar tendências e padrões que não seriam notados em uma tela 2D. Além disso, ver estas barras coloridas subindo e descendo é muito mais divertido que criá-las do modo como estamos acostumados.

Tá bom, ele ainda parece meio esquisito, mas interfaces tangíveis ainda estão engatinhando. Se você quer transformar o seu monitor plano em um monitor em três dimensões, Alexandre inventou uma ferramenta para te ajudar. [The Conversation]

Imagem de capa: Jason Alexander

O post Uma geração de monitores em três dimensões palpáveis apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

ddc eSHxjt WH o

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot