Nesta semana comecei a falar sobre Blog Corporativo em primeiro por que a importância de ter um blog como parte da estratégia de web para sua empresa, depois dando algumas dicas sobre como gerar conteúdo para o mesmo uma vez que tenha sido estabelecido.
Mas o fato de gerar conteúdo, e postá-lo com alguma frequência no blog, é só o começo da estratégia para o mesmo. A segunda parte importante de qualquer blog, e influência fortemente o seu sucesso, é a otimização dos posts, isso vai atrair potenciais leitores para o seu blog, bem como ter uma boa posição em mecanismos de busca. Por quê? É simples, quanto mais leitores você atrair para seu blog, mais chances de conversão em clientes. Aqui estão alguns pontos a considerar para otimizar seu blog e seu conteúdo.
Botões de compartilhamento para Mídia Social
As redes sociais continuam a desempenhar um papel importante para atrair tráfego para um blog. Um bom começo é ter conta nas redes mais usadas, e implementar no blog botões para compartilhar o conteúdo, de preferência os seguintes botões:
- Tweet Button
- Botão Curtir
- Botão + 1 (influencia no posicionamento)
- Pin It “do Pinterest
- Botão do Linkedin
- etc.
Desta forma, você estará incentivando seus leitores a compartilhar conteúdo, especialmente quando este tem sido útil ou relevante para eles. Em um post futuro, continuarei a discutir o uso de redes sociais para blogs corporativos.
Use imagens ilustrativas
Lembre-se sempre usar pelo menos uma imagem para ilustrar o início do conteúdo do post, ou seja, o que o leitor está prestes a descobrir. Escolha uma imagem atraente. Se seu artigo é muito longo, use as imagens em conjuntos, separando por parágrafos para dar uma espécie de descanso e não perder a atenção do seu leitor.
Títulos otimizados e Atraentes
A primeira coisa que as pessoas irão ler seus posts será o título do artigo, o que dará origem a descobrir o conteúdo. Na primeira, os títulos devem ser o mais curto possível, de preferência não superior a 60 caracteres, de modo que eles possam ser totalmente indexados pelo Google e outros mecanismos de busca, e devem ser claros e precisos, de modo que o leitor tenha uma ideia concreta sobre o que vai encontrar lá dentro, em termos de número de palavras, o máximo recomendado é de nove palavras, mas sempre tentar ser menos.
Uma boa ideia é ocasionalmente fazer tutoriais, e, claro, começar o título desses com a palavra “Tutorial”. Se você der uma série de dicas e conselhos, iniciar o título com esse número (exemplo: 22 coisas que você não sabia, quatro dicas, etc.) Se você sentir que é necessário, use um título usado para gerar alguma controvérsia, mas não abuse desse recurso, pode enviar a mensagem errada para o leitor.
Existem normas para uma boa escrita e para envolver os leitores. Da mesma forma, existem regras a serem seguidas para maximizar a nossa presença e aparecer nos melhores resultados dos mecanismo de busca:
- O primeiro parágrafo é mais importante que o ultimo – deverá aparece o termo principal, diversas expressões, palavras ou termos similares. Tomemos o exemplo neste post. Seria algo como:
- Escrever para o Google
- Como escrever uma visão de SEO
- Normas de escrita para melhorar a nossa posição
- Repita o termo principal ao longo dos parágrafos, juntamente com outras expressões similares.
- Se usarmos H2 tags, que contêm os termos.
- Continuar a incidir sobre o tema principal, tentando não misturar temas. Se trata de mensagens claras e geralmente curtas.
Os pontos acima se referem ao estilo, em suma, mantermos o foco sobre o tema. Ou seja, os mecanismos de busca sabem exatamente sobre o que estamos escrevendo. Agora, devemos nos centrar em dar importância do nosso texto.
Formatação do texto
Você deve sempre ter em mente que o seu leitor deve explorar um livro clássico, mas um blog com conteúdo que pode ser de interesse ou uso. Embora geralmente não existam problemas com a extensão dos posts (e, se necessário pode fazer uma série de posts para dividir corretamente, conteúdo orgânico), sempre fazer o seu melhor, que é visualmente atraente. Algumas linhas de volta, comentei sobre a divisão por parágrafos e do uso de imagens, mas há outros pontos a serem considerados:
- Use títulos (cabeçalhos): É útil dividir o conteúdo do post por subtópicos ou seções, conforme necessário.
- Negrito, itálico e sublinhado: Ao considerar uma palavra ou frase tão importante, não hesite em colocá-lo em negrito, se não for tão importante, com um sublinhado será suficiente, mas se é muito importante, você pode usar ambos. Itálico pode ser utilizado para condições em outras linguagens de certos aspectos técnicos, bem como alguma notação no final do post.
- Links: Quando você quer fazer referência a alguma fonte externa de informação, ou qualquer outro post no blog, e até mesmo útil ou interessante (não necessariamente como uma referência ou de origem) para o leitor, você pode colocar links.
- Listas: Quando você faz uma lista de conceitos (como este em que eu estou falando sobre o formato do conteúdo), não se separam por vírgula ou ponto e vírgula, mas por pontos (sem ordem específica) ou números.
SEO
Nós conversamos um pouco sobre o SEO (search engine optimization), mas aqui estão algumas dicas que podem ajudar a melhorar bem isso em seu blog de negócios:
- URL: Isso é o que vemos na barra de endereços, e geralmente começa com “http”. O caminho mostrado deve ser o mais legível possível e digo legível para os mecanismos de busca.
- Metadados em imagens: É possível fazer títulos alternativos para fotos e uma descrição, que, invariavelmente, serão lidos pelos mecanismos de busca, isso vai ajudar o conteúdo a ser melhor indexado e de uma forma correta.
O processo de otimização de um blog é constante, principalmente quando o foco é apostar no maior mecanismo de busca do, o Google, pois o mesmo está sempre buscando aprimorar seus mecanismos para melhorar a experiência do usuário.
Este post é o terceiro de uma série de artigos Blog Corporativo. No próximo post vamos falar sobre como promover o seu blog.
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