Faz tempo que não publico uma série de artigos aqui no blog, hoje irei começar uma série chamada “Blogs Corporativo – Guia Completo” que tem como objetivo ajudar empresas pequenas, médias ou profissionais que queiram explorar a blogosfera. Grandes empresas da internet, como Tecnisa, Google, IBM, e muitas outras, usam diariamente os seus blogs para criarem relacionamentos com os seus usuários, mas acima de tudo, para gerarem potenciais clientes para os seus negócios e assim conseguir mais vendas para os seus produtos através do tráfego que os seus sites recebem por meio dos seus blogs.
Se você tem um negócio, seja micro, Pequeno, médio ou grande, certamente você deve saber que a sua presença na web é muito importante, que pode ajudar a atrair mais clientes para cativar potenciais clientes. Mas é importante ressaltar que não basta ter uma página ou portal web em que você pode mostrar o seu produto ou serviço, em alguns casos, é ideal substituir a sua página por um blog.
Porque um blog corporativo funciona
Os mercados são conversações. Em seu mercado existe uma conversa interna relacionada à sua empresa (A) e uma conversa que se estabelece entre aqueles que compram seus produtos e serviços (B). Uma membrana (x) que separa A e B. O ideal é de uma empresa é que A e B estejam alinhados, é ter opinião igual sobre assuntos críticos para o funcionamento da empresa. A forma mais efetiva é que A e B possam se comunicar e abrir as brechas em X. Um blog é uma brecha excepcional para que A e B se comuniquem.
Razões para a sua empresa ter um Blog
- Os Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo são fáceis de usar: Há vários CMS e serviços de blogs gratuitos como WordPress (meu favorito), Blogger, Typepad, Movable Type, Joomla, Drupal ou. Destes, eu diria que o mais fáceis de usar são WordPress e Blogger, oferecem uma opção de hospedagem gratuita em seus servidores, ou a possibilidade de uma instalação de hospedagem em si, que por sua vez, oferece mais possibilidades de personalização .
- Blogs empresariais ou corporativos sempre lhe dará a oportunidade de compartilhar o seu conhecimento e experiência com um público alvo.
- Você pode atrair mais clientes para gerar mais tráfego da web: Por ter uma presença na web constantemente, o blog vai atrair tráfego através de vários métodos, tais como SEO (Search Engine Optimization e Google), que por sua vez pode gerar mais leads para conhecer o seu produto ou serviço, e, portanto, sua empresa poderá gerar mais vendas.
- Permite que os membros da sua organização construam relacionamentos com outros blogueiros. Blogueiros são fontes inestimáveis de informação e influenciadores poderosos, e, quem sabe, futuros parceiros, clientes ou funcionários.
Pontos a considerar quando se tem um blog de negócios
Agora, sabemos que as vantagens de ter um blog para a nossa empresa, mas o que devemos considerar antes de iniciar um blog? Em seguida, irei explicar alguns pontos:
Search Engine Optimization (SEO)
Ele já havia mencionado entre as razões para ter um blog de negócios, o aumento do tráfego. Uma maneira de fazer isso e que se aplica muito bem a blogs são técnicas de SEO, ou seja, como posicionar o blog em vários mecanismos de busca na web, principalmente o Google. Lembre-se que quanto mais conteúdo você gerar, mais páginas indexadas seu blog terá no Google. Em termos gerais, estas são algumas técnicas de SEO que vão ajudar você no seu blog corporativo:
- Frequência nas postagens: Quantas vezes por semana você publicar algo no blog da empresa? Essa quantidade vai refletir na quantidade de visitas que você vai receber. Um número ideal é entre 16 e 20 mensagens por mês, o que, embora possa parecer excessivo, serão de grande ajuda.
- Palavras-chave: Palavras-chave são uma das partes cruciais de SEO. Lembre-se que quando um cliente potencial faz uma pesquisa na web que contêm essas palavras-chave, e se seu artigo faz uso dessas palavras de forma correta, com certeza será acesso ao blog na certa.
- Otimize suas mensagens: Como eu mencionei, a qualidade do seu post é fundamental para SEO, porque, apesar de ter uma boa frequência e fazer bom uso de palavras-chave, se o seu conteúdo é ruim, você não vai obter o efeito desejado sobre o tráfego e vendas.
- Definir uma relação mais estreita com os clientes e potenciais clientes. Além disso, se você permitir que os visitantes postem comentários no blog corporativo, à empresa pode estabelecer uma comunicação bidirecional com os usuários que visitam.
- Além disso, melhora a imagem da empresa, mostrando uma imagem de empresa moderna, inovadora e HUMANA, acostumados ao uso de novas tecnologias e que se preocupa com seus clientes e suas opiniões.
Torne-se um líder
Seu blog é um ativo que coloca você como um líder de pensamento. Assim, com sua experiência, com sua rotação corporativa, você pode postar no blog, e com isso irá construir a confiança entre os leitores (potenciais clientes), que vai estar ciente do que você diz. Como eu posso fazer isso? Da seguinte forma:
- Torne-se um solucionador de problemas: Localizar o maior problema dos clientes? Perfeito, com esta mente, você pode escrever um artigo conciso que representa uma solução para este problema, tentando resolver os problemas que seus clientes tem através do conteúdo da web.
- Construir uma liderança de ideias: Seu blog é uma plataforma para suas ideias, conhecimentos e experiências, não importa se é um blog de negócios. Na transmissão deste conhecimento na forma de artigos no blog, você não estará apenas se tornando conhecido, mas você irá se diferenciar da concorrência, irá fortalecer a sua marca.
- Ganhar a confiança do povo: Se os seus potenciais clientes, neste caso os leitores perceberem que você se importa com eles, que você posta dicas ou informações relativas ao seu produto, eles vão confiar na sua empresa.
Chamadas para a ação (Call to Action)
Seu blog é sempre o lugar perfeito para promover o seu produto ou serviço, através do que chamamos de “Call to Action”, ou seja, chamar à ação. Além disso, além de promover o que você vende, você pode fazer uma chamada para compartilhar conteúdo em redes sociais, Como? Da seguinte forma:
- Chamadas consistentes para a ação : A chamada para a ação geralmente deve ser consistente com o conteúdo. Por exemplo, se você tem uma empresa que vende produtos eletrônicos, como laptops e smartphones, e em um artigo de seu blog você está falando sobre algo relacionado a smartphones, a chamada para a ação seria colocar (o que pode ser um link que diz algo como “Comprar x em nossa loja online”) deve estar relacionado com um smartphone na loja.
- Chamadas para a ação na barra lateral: Em relação à localização das chamadas para a ação no blog, uma opção é na barra lateral direita, seja através de banners com ofertas, botões de mídia social, ou similares. Estar sempre visível, independentemente de onde no blog o leitor irá localizar.
- Chamadas para a ação em seus posts: Se você quiser algo mais específico, como o que mencionei no primeiro ponto de chamada para a ação, o lugar perfeito é em um artigo, seja no início, no meio , ou no final do artigo.
Um blog, dois blogs, ou os blogs?
Talvez neste ponto da leitura, você já está convencido e queira criar um blog para a sua empresa, mas provavelmente você vai perguntar, especialmente se você oferecer produtos ou serviços de diferentes categorias, se um blog será suficiente para a sua empresa, ou se é melhor montar mais de um blog.
A resposta é simples: não vá tão rápido. Progrida passo a passo, mesmo se você tiver clientes de diferentes nichos, o melhor é começar a focar seus esforços em um único blog.
Continua
Este foi apenas o primeiro artigo da série “Blogs Corporativo – Guia Completo”, recomendo que fiquem atentos aos próximos artigos e assim aprender a tirar proveito de um blog para manter relacionamento com os clientes e potenciais clientes.
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