Um jeito mais fácil de assistir vídeos no computador. Levando sempre essa premissa em consideração, a empresa Boxee Inc. anuncia nessa semana a disponibilidade do aplicativo Boxee 1.5. A versão mais recente do software o coloca em pé de igualdade com o que a set-top box Boxee Box já vinha oferecendo faz algum tempo. De quebra, os desenvolvedores avisam que essa é a última vez em que o software para computador recebe atualização.
A motivação para abandonar o Boxee no Mac, Ubuntu e Windows (a própria Boxee Inc cita os sistemas operacionais dessa maneira, sem falar em Linux, mas especificamente na distro produzida pela Canonical) vem da Boxee Box. Diz a companhia que pretende, a partir de agora, dedicar totalmente à set-top box. E o software para PC fica sem mais atualizações.
“Nós acreditamos que o futuro da televisão será guiado por dispositivos como a Boxee Box, televisores e Blu-rays conectados e dispositivos de segunda tela como tablets e telefones. Ainda que ainda haja muitos usuários que utilizam computadores conectados aos televisores, nós acreditamos que essa forma de uso provavelmente irá diminuir na medida em que usuários encontrarem alternativas melhores.”
A discussão está acalorada no artigo anunciando o fim do suporte a computadores. Há leitores acusando a Boxee Inc de se aproveitar do trabalho da comunidade para construir um produto e, depois disso, abandonar a própria comunidade que se beneficiava do software. Também há quem se disponha a pagar para ter atualizações para o software Boxee. Em todo caso, a decisão parece ter sido tomada. Com a pressão da comunidade, vai que eles mudam de ideia…
E o que o Boxee 1.5 tem de novo? O chamariz é a nova interface, seguindo o que os donos da set-top box tinham. A Boxee Inc diz que refez o menu para que o acesso a filmes e séries seja mais fácil. Na tela de informações sobre filmes, o Boxee puxa dados sobre equipe e a sinopse estendida. Enfim, melhorias que garantem uma melhor experiência de usuário.