Uma mulher chinesa de 24 anos foi ao hospital reclamando de tontura e náuseas. Ela provavelmente não estava preparada para descobrir a causa do desconforto: ela é saudável, mas não tem um cerebelo. Este é o nono caso em toda a história da medicina.
O cerebelo é uma parte bastante considerável do cérebro, e é importante para o controle motor e algumas funções cognitivas. Na imagem acima, o cérebro da mulher sem cerebelo está do lado esquerdo; à direita, é retratado um cérebro normal.
O fato de que ela viveu sem esta região vital serve para mostrar como o cérebro humano é adaptável como um órgão. A mulher relatou ter alguns problemas com o controle motor, só aprendeu a falar aos 6 anos de idade, e começou a andar aos 7. Mas mesmo sem uma grande parte do cérebro, ela aprendeu tudo isso!
Esta é uma das condições mais raras na medicina. A mulher chinesa está entre apenas nove pessoas conhecidas na história por terem sobrevivido sem um cerebelo. Por isso, não está claro o que os médicos vão recomendar para ela, embora haja pesquisas indicando que pessoas nessa situação morrem jovens. Bem, já é um milagre que ela sobreviveu por tanto tempo. [New Scientist]
Imagens: Feng Yu et. al. e Shutterstock
O post Caso extremamente raro de mulher sem cerebelo intriga médicos apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.