Parece um trecho digno de ficção científica ou de um episódio de CSI, mas é ciência de verdade! Um experimento realizado por pesquisadores do MIT descobriu que é possível recuperar sons com uma qualidade bastante razoável ao analisar vídeos de objetos do dia a dia que estavam no mesmo local do áudio em questão.
Isso é possível usando uma câmera de altíssima definição, capaz de identificar pequenas ‘deformações’ nos objetos, causadas pelas ondas sonoras. Através de um algoritmo, os cientistas conseguiram reconstruir quais seriam os sons correspondentes àquelas deformações, e foram capazes de recuperar o áudio original, ainda que tivesse alguns ruídos.
“Somos cientistas, e às vezes nós assistimos filmes como ‘James Bond’, e pensamos, ‘ah, isso é drama de Hollywood, não é possível fazer isso’. Isso parece mesmo ter vindo de algum filme. Você descobre que o assassino admitiu sua culpa porque existe um vídeo de segurança que mostra uma embalagem de batatinha frita vibrando”, brincou o pesquisador Alexei Efros, da Universidade da Califórnia.
É bom tomar cuidado com o tipo de coisa que você anda comentando ao lado de um pacote de salgadinhos, hein?
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie