Como saber se a sua ideia de negócios pode virar mais que uma abstração? Como avaliar se o insight pode se transformar em um empreendimento? Prerna Gupta, CEO da Khush, empresa que desenvolve aplicativos musicais inteligentes para telefones móveis, responde essa pergunta na coluna “Ask the Expert” do site Young Entrepreneur. Ela explica como avaliar a validade e consistência da sua ideia e como fazer se a pessoa ainda não tem experiência no mundo do empreendedorismo. “Poucos de nós realmente têm uma experiência densa na área em que enxergou uma oportunidade, então você não está sozinho”, diz ela. “Em algum momento, você terá que simplesmente mergulhar no assunto e aprender enquanto vai fazendo.”
O principal produto da empresa, LaDiDa, é um caraoquê ao contrário: quando a pessoa canta no telefone, o aplicativo analisa a voz e compõe uma música para acompanhar. O aplicativo recebeu mais de 2 milhões de downloads e liderou a empresa para o lucro. Prerna produziu vídeos virais para LaDiDa que foram visualizados mais de 100 milhões de vezes. Ela também foi nomeada pela FastCompany uma das mulheres mais influentes na área de tecnologia em 2010.
Abaixo, as cinco dicas para ver a sua ideia sair do papel:
1. Embase sua ideia com fatos
Pesquise sobre a indústria na qual tem intenção de entrar. Examine potenciais competidores e substitutos ou outras tendências de mercado que indicam uma oportunidade real de negócio. Isso irá ajudar você não apenas a verificar quão verdadeira essa oportunidade é, mas também irá ajudar a refinar o seu conceito de produto e diferenciá-lo do que já existe no mercado.
2. Embase sua ideia com feedback
Não tenha medo de falar sobre sua ideia com outros. Muitos empreendedores de primeira viagem são muito fechados sobre seus planos, pois têm receio de que alguém vá imitar sua ideia.
Como diz um velho ditado, uma ideia é só tão boa quanto a sua execução. Quais são as chances de alguém realmente roubar sua ideia e construir um grande negócio a partir dela? Provavelmente bem baixas, então não se preocupe.
Em vez disso, procure um retorno dos seus amigos, colegas e potenciais conselheiros. Preste muita atenção às reações instintivas, críticas e entusiasmo. Claro, a maior parte das pessoas vai achar que você é maluco, mas ainda assim você conseguirá opiniões muito úteis.
3. Alcance outros
Identifique pessoas que possam ajudar – conselheiros em potencial, parceiros de negócios e cofundadores – e chegue até eles. Mesmo se você não tiver uma conexão direta, mande um e-mail respeitoso, explicando de forma sucinta qual é a sua ideia e como eles podem ajudar. Nem todos irão responder nem todas as respostas serão úteis. Porém, você irá construir uma rede de contatos confiáveis que serão muito valiosos à medida que o seu negócio crescer.
4. Siga tendências
Descubra onde podem ser encontradas notícias e informações importantes sobre sua área e siga as novidades diariamente. Esteja atento a grandes competidores e movimentações no setor.
5. Reflita
Você realmente acredita nessa ideia, do fundo do coração? É melhor refletir seriamente e perguntar a si mesmo o quão apaixonado você está por essa oportunidade em particular, porque o caminho será longo e difícil. Nos tempos mais complicados, a única coisa que o fará seguir em frente será a sua própria determinação.