Quem disse que propaganda em papel não tem graça? Uma boa dose de criatividade pode fazer publicidade em jornais, revistas e outdoors chamarem mais atenção do que muito comercial por aí. Não importa qual produto ou serviço você vende, sempre dá para inovar e criar anúncios que façam os consumidores olharem outra vez. Quer ver como a forma é mais importante que o meio? Então dê uma olhada nos anúncios que o Noupe encontrou!
Simples assim: O anúncio da Fedex mostra a eficiência dos serviços de entrega entre Brasil e Estados Unidos sem usar nem uma palavra.
Fazendo o social: A instituição Samusocial, da França, faz um alerta sobre os moradores de rua com muita criatividade. Compara a vida nas ruas com a areia movediça e diz “Quanto mais tempo você mora nas ruas, mas difícil é para sair”.
Bem de perto: Até as coisas mais simples ficam surpreendentes quando vistas de um ângulo diferente. Foi o que a Protex fez ao mostrar como nossas mãos ficam sujas durante o dia. No canto, a mensagem: “As coisas que você toca ficam com você”.
Salve as florestas: A campanha “Pizza & Love: Fight for the Amazonas” convida o público a se engajar na luta contra o desmatamento da Amazônia, representada por um pedaço de pizza no mapa da caixa. A frase “Lute pelo último pedaço” completa o anúncio.
Mais que mil palavras: Esse anúncio da CNN não usa texto e expõe a marca de forma muito discreta, mas chama a atenção pela criatividade e qualidade da imagem.
Ilusão de ótica: Falar de temas delicados sem chocar o público é um desafio para qualquer publicitário. O ITV conseguiu fazer isso usando uma ilusão de ótica para perguntar “Criminosos violentos devem ser tratados de forma violenta?”.
Outro lado: Personagens ou histórias famosas sempre rendem boas campanhas, especialmente quando abordam um lado inusitado da narrativa. Um bom exemplo é esse anúncio do Band-Aid que mostra que até heróis como o Incrível Hulk precisam de proteção.
Boa ideia: Outdoors também podem ousar com conceitos simples como esse, usado em um anúncio da The Economist. Uma lâmpada gigante que acende quando alguém passa abaixo dela.
Em qualquer lugar: Levar os anúncios para fora das revistas e jornais é levar a publicidade para outro nível. A Nestlé fez isso ao criar uma campanha sem palavras ou imagens, apenas usando um objeto comum para mostrar o chocolate KitKat.