Fundada em 2007 no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC-USP), a I.ndigo é uma empresa de criação e desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis.
Com pouco mais de 2 anos com o foco em soluções iOS e Android, a I.ndigo já acumula em sua bagagem projetos para empresas como NBC Universal, NBA, Universidade de Stanford, Harley Davidson e Banco Santander.
A inovação faz parte do DNA da I.ndigo, que somado ao modo de pensar a mobilidade como um novo e diferenciado meio de comunicação em massa, fez com que ela fosse uma das primeiras desenvolvedoras nacionais de aplicativos a fornecer para grandes empresas americanas. Atualmente funciona como fábrica de ideias da gigante AT&T em um modelo que privilegia a criação de soluções em mobilidade para seus clientes.
Uma das telas do aplicativo feito para cobertura do Casamento Real pela CBN
O grande objetivo da I.ndigo na criação de seus aplicativos é compreender o contexto em que o público alvo está inserido, não apenas replicar o que já foi feito na internet. Assim, é possível agregar valor aos clientes e utilidade ao produto final. “Queremos desenvolver produtos que consigam explorar a mobilidade e o contexto em que o nosso usuário está inserido de uma forma mais inteligente do que simplesmente fornecer dados e informações”, reforça Danilo Toledo, co-fundador da I.ndigo.
“No início, lidávamos muito com RFID e tecnologias de vendas em palms”, lembra Danilo. Desde o final de 2009, focamos totalmente em aplicativos móveis. MBA em gestão e formação em economia são mais qualidades dos co-fundadores, incluindo um norte-americano. Todos tem hoje entre 29 e 32 anos. Desde o primeiro dia a I.ndigo tem fluxo de caixa positivo, porque os fundadores já tinham outros negócios e alguns projetos alinhados para serem atendidos.
Em 2011, a empresa ganhou destaque no mercado ao desenvolver o aplicativo para cobertura do Casamento Real, a pedido da NBC News. Lançado no Today Show, programa de grande audiência nos Estados Unidos, ele foi um dos 10 mais baixados da app store norte-americana e alcançou o 1° lugar na categoria Lifestyle. A ação ajudou a consolidar a I.ndigo no mercado norte-americano e abriu portas para a conquista de outros grandes clientes como a Universidade de Stanford e; Minnesota Wild, NHL.
Sede da I.ndigo em São Paulo é um celeiro de talentos focados em entregar inovação, não em inventar tendência
Hoje, a empresa conta com escritório comercial em Seattle, onde também buscam investidores. Em São Paulo, contam com um corpo técnico com mais de 30 engenheiros, a grande maioria deles com formação na Escola Politécnica-USP, e com uma equipe multidisciplinar que atua desde a concepção do aplicativo ao momento da entrega, fazendo com que a I.ndigo estabeleça parcerias de longo prazo com seus clientes. Isso também permite que a empresa atue com um modelo de boutique de aplicativos, por conta da inovação e personalização empreendida a cada projeto.
“Nos últimos anos, 80 engenheiros da Poli passaram pela I.ndigo”, destaca Danilo. Três pessoas cuidam de design de interação e layout, mais umas cinco no administrativo. Às vezes, dependendo da demanda, mais engenheiros e estagiários são chamados para dar conta da demanda.
O cuidado com o visual e a experiência dos usuários também são uma grande preocupação no desenvolvimento dos aplicativos, que exploram a mobilidade com o objetivo de estreitar o relacionamento entre as empresas e seus consumidores.
Daqui para frente
“Agora no meio do ano, vamos lançar um projeto ainda mais bizarro do que o de Stanford! Não podemos adiantar muito, mas envolve o governo norte-americano”, adianta Danilo.
Confira várias informações e links sobre apps no blog da I.ndigo.