O Twitter está passando por um redesign bem grande neste momento. A ideia é que ele pareça bem mais com um app e incentive você a ficar mais tempo neste serviço, vendo as notícias se desenrolarem em mensagens e entrar em conversas. Se você entrar na página do Twitter quando receber a atualização, verá algo que pode causar estranheza: a sua timeline agora fica no lado direito! Não é uma mudança trivial: ela mostra que o Twitter está querendo mudar o seu conceito, filosoficamente falando.
Este novo update do Twitter é muito maior do que os redesigns anteriores e provavelmente vai afetar a maneira com que você usa o serviço. O foco parece ser mais em olhar as conversas rolarem e ver as histórias se desenhando à sua frente ao invés de entrar no meio (mas você ainda pode fazer isso, de todo modo). É uma enorme mudança de ideologia, que vem sendo pensada há tempos. E faz sentido, se você parar pra pensar: as pessoas estão usando o Twitter menos para dizer o que comeram no almoço e mais para acompanhar o desenrolar das notícias ou debates importantes.
O novo Twitter está construindo hubs em torno de “Início” (a casinha), “Conectar” e “Descobrir”. O “Início” e o “Conectar” são familiares: respectivamente a sua timeline propriamente dita e as suas menções. A novidade é que apps de fotos, vídeos e conversas ficarão mais integradas com os tuites, então você não precisa sair o tempo todo do Twitter para ver as fotos e vídeos de gatinhos. A parte de “Descoberta” foi a que teve a maior atualização, e agora é um lugar elegante para, bem, descobrir coisas que estão acontecendo, não necessariamente trending topics — tudo com fotos, vídeos e explicações.
Nós teremos mais a dizer sobre o redesign quando tivermos mais chances de experimentar (a atualização não saiu para todo mundo), mas a primeira impressão não é particularmente animadora. Ele não é exatamente bonito, ao menos no iOS, e ter que clicar várias vezes para achar suas mensagens diretas não me parece exatamente prático. E ah, agora é bem óbvio que não está seguindo você, o que é meio embaraçoso.
Mas acima de tudo isso, o que o Twitter está admitindo é que é muito mais que os trending topics e o que acontece pelo mundo. É uma importante ferramenta para descobrir coisas novas. E é um mundo que mais pessoas podem observar e criar. [Twitter]