X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Com sete anos de vida, Twitter tenta se redefinir para o futuro


Há sete anos, era publicado o primeiro tweet: “apenas configurando meu twittr”, dizia Jack Dorsey, o fundador da rede social. Hoje, são mais de 200 milhões de usuários ativos criando, por dia, 400 milhões de mensagens com até 140 caracteres. E Guilherme Ribenboim, diretor-geral da empresa no Brasil, diz em entrevista que a missão do Twitter “é atingir todos os usuários do planeta”.

O Twitter aproveitou seu aniversário para relembrar em vídeo as conquistas do passado: sua importância durante a Primavera Árabe e o terremoto no Japão, o primeiro tweet do espaço, a adoção do serviço por celebridades, entre outros.

O último ano trouxe boas novidades. Agora você pode baixar seu arquivo de tweets, desde o início. A interface web ficou mais moderna, emprestando alguns elementos do Facebook. E tivemos a estreia do Vine, os vídeos do Twitter que parecem GIFs com áudio.

No entanto, o Twitter está se tornando mais fechado, enquanto tenta se redefinir para o futuro.

Mais fechado

Em 2012, foi bloqueado o acesso de redes como LinkedIn, Instagram e Tumblr aos seus contatos no Twitter. Basicamente, como LinkedIn e Tumblr ganham dinheiro com seus usuários – e o Twitter não ganha nada – o acesso à API foi bloqueado. O Instagram, por sua vez, não tem planos de rentabilização (por enquanto), mas foi comprado pelo rival Facebook.

Nem mesmo o Tweetdeck, comprado pelo Twitter em 2011, saiu ileso: os apps para iPhone, Android e desktop vão parar de funcionar.

E há algo temeroso quanto ao futuro do Twitter, que se chama API 1.1. O Twitter cresceu muito durante estes sete anos graças a sua API pública, que permitiu a criação de inúmeros clientes de terceiros, serviços derivados e apoio maciço de desenvolvedores. Mas, no ano passado, a API mudou. Apps de terceiros agora são concorrentes, e não são mais bem-vindos.

O principal problema nas novas regras é o limite de tokens. Quando um usuário permite que certo app tenha acesso à sua conta no Twitter, este app usa um token. Na API 1.1, há um limite máximo: 100 mil. É o teto para o crescimento de clientes alternativos: caso seu app atinja este limite, ele não pode receber mais usuários.

Isso já aconteceu mais de uma vez nos últimos meses. É o caso do Tweetro, por exemplo: o cliente gratuito para Windows 8 foi removido e voltou em versão paga, para conter o número de tokens usados. Mesmo o cliente Falcon Pro para Android, que já era pago, estourou o limite de 100 mil tokens – o app era pirateado por muitos usuários. E o Twitter não coopera muito, raramente aumentando o limite: eles estão firmes em sua decisão.

O futuro do Twitter: descoberta (e propagandas)

Aba "Descobrir" no Twitter.

O Twitter quer centralizar a experiência do Twitter, impondo limites a apps de terceiros. Com poucas opções, é grande a chance de você ficar dentro de apps oficiais do Twitter, ou mesmo na versão web. Dessa forma, o Twitter pode deixar de ser uma ferramenta de comunicação para ser uma plataforma de descobertas.

Se você acha que o Twitter não é interessante, provavelmente não segue as pessoas certas. Mas dá trabalho encontrá-las, e manter um perfil bacana, e ser reconhecido pelos outros. Com alternativas mais amigáveis, como Facebook e Tumblr, o Twitter precisa mudar.

Mas como? Com a aba “Descobrir”. Você deve usá-la pouco, mas dê uma olhada nela agora: os tweets por lá agora parecem bem interessantes – às vezes mais do que a sua timeline. Mesmo que você não siga ninguém, a aba Descobrir está lá. Este parece ser o futuro do Twitter, para atrair mais usuários e reter os atuais.

Centralizar a experiência também significa que você não vai fugir dos tweets patrocinados que aparecem na timeline. E o Twitter precisa ganhar dinheiro: eles receberam mais de US$ 1 bilhão em investimentos nos últimos anos, e precisam dar retorno aos acionistas criando um modelo de negócios.

Esse é um dos motivos para o Twitter abrir um escritório no Brasil: para os anunciantes, fica mais fácil negociar propagandas nos trending topics e nas timelines. Segundo Guilherme Ribenboim, executivo que comanda as operações do Twitter por aqui, o objetivo é ampliar o número de parcerias no Brasil. Somos um dos cinco maiores mercados da empresa em usuários ativos.

Enquanto o Twitter fica mais fechado para garantir que seus usuários verão propagandas, surgem alternativas – como o App.net – que são livres de anúncios. É a velha história: se você usa algo de graça, você é o produto. Resta ver se as propagandas serão o bastante para manter o Twitter ativo, e se elas não vão afastar os usuários.


Este aniversário do Twitter é uma boa oportunidade para refletir sobre as mudanças que vieram e que virão. O Twitter conseguirá se redefinir e se manter relevante? [Twitter Blog]

fbba NGAmIkkrIw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot