O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 revelou recentemente a fonte que será parte da identidade visual do evento no Brasil. A criação do estúdio Dalton Maag levou oito meses de trabalho, desenvolvendo 5.448 caracteres no total.
Inspirado pelo logo, o conceito tipográfico também remete a diversos elementos da cidade do Rio de Janeiro. O calçadão de Copacabana, por exemplo, está presente nas letras “m” e “n”. A letra “r” remete a Pedra da Gávea, e por aí vai.
Conheço bem o risco que corro postando sobre esse assunto – e principalmente elogiando. E digo isso porque sei como é difícil agradar a gregos e “troll-ianos” quando a discussão (rola na web, e) é sobre design. Mas minha opinião é como profissional deste campo, não como editor do site.
Numa primeira olhada, agrada. E analisando cada detalhe, posso dizer que o projeto foi muito bem concebido. Não se trata apenas de uma “fonte com cara disso ou daquilo”. Ela possui tudo o que um tipo sério necessita. Boas ligaduras (adorei a do s+a em especial), ótima legibilidade e o principal: A cara do Rio de Janeiro.
É despojada, artística e aconchegante. Desde a primeira vez que vi (cheguei a postar aqui) a criação da Tátil, soube que aquilo era só o começo.
O Brasil pode não ser o melhor exemplo de organização pública e planejamento para eventos desse porte, mas ao menos quando o assunto é design, o Rio sempre foi – e se torna cada vez mais – a “meca” desse campo no país. Bom, eles tem a ESDI, né? Não tem nem o que falar.
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