*Por João Kepler
No Portal Startupi a maioria dos leitores estão ligados a Startups, Empreendedorismo e ao mundo Digital, porém com esta coluna quero chamar também atenção para pontos de convergência entre canais, pessoas, negócios e serviços, por isso, neste artigo de hoje, apresento uma maneira diferente de enxergar as possibilidades e a inovação.
Muitas pessoas acham que a inovação diz respeito somente a tecnologia ou ao mundo Digital, definitivamente, não é. INOVAR é pensar diferente, é buscar novas formas de olhar o que já existe, podemos dizer também que é fazer a mesma coisa de forma diferente.
Outro engano é que por vezes imaginam que é preciso altos investimentos para inovar ou só as grandes empresas podem fazer parte desse jogo, errado novamente, a inovação pode e deve ser perseguida por todo e qualquer empresário, empreendedor ou profissional liberal. Mas na prática, boa parte das empresas estão perdidas com relação a Inovação, pensam que fazem, mas os consumidores e clientes não percebem e acham apenas que são mais do mesmo, muitos não sabem inclusive o conceito de inovação, porque, o que e como devem efetivamente inovar.
Independente do que for implantar, a grande sacada é transformar todas as ideias e melhorias que já fez ou que vai fazer em seu negócio, em valor real agregado na PERCEPÇÃO do seu cliente, colaboradores e consumidores, seja na imagem inovadora da sua marca, atendimento, produto ou serviço, ou seja, na ATRATIVIDADE ao ponto de conseguir que pessoas impactadas, comentem e compartilhem essas experiências e claro, no melhor resultado, se engajem publicamente com seu negócio. O ingrediente principal no que for fazer é conseguir a sensação do #UAU (percepção inovadora) nas pessoas.
Vamos lá, te apresento 5 dicas simples para inovar em serviços no Varejo:
- Pense simples. Do cafezinho, até a rua. Por exemplo, na xícara do café, inove colocando um biscoito ao lado no pires. As pessoas que tomam café habitualmente, vão perceber que você faz algo a mais que as outras. Já faz isso? Coloque por exemplo, uma lata de leite ao lado da cafeteira, então.
- Saia do padrão, mude por exemplo, o horário de funcionamento da sua empresa, abra antes das 8 horas, não feche para o almoço, enfim fique diferente da sua concorrência. Mas comunique isso ao mercado!
- Ofereça água na entrada da sua loja ou dê uma simples bala na hora que o cliente fechar a compra, mas atenção, tudo que dura muito tempo na mesma forma, passa da ótima sensação de #UAU, para direito adquirido. Como a bala Toffee na TAM no inicio do vôo, se não der, sentimos falta. Entendeu?
- Mande um chocolate dentro da caixa de entrega do produto vendido com uma carta de agradecimento se colocando a disposição caso precise de alguma coisa. Pode inclusive enviar junto um cupom de desconto para a próxima compra. Fidelize!!
- Faça e-mails direcionados para clientes específicos, trate pelo nome, estude quem são seus melhores clientes e mande uma comunicação, se possível pessoal. Ou faça pesquisa de satisfação, deixe o cliente pensar que pode ajudar na melhoria das coisas, pois assim ele estará tendo a sensação de participação.
É claro que o que funciona para uma loja ou para um negócio, pode não funcionar para outra. O Ponto que quero despertar é, para Inovar tem que primeiro entender os porquês do seu negócio e depois implantar coisas que efetivamente possa impactar, despertar sensações, melhorar os processos e principalmente a imagem do seu negócio no mercado. Inovar é portanto arrancar um #UAU das pessoas, do seu cliente e também dos seus concorrentes.
Para terminar deixo outro exemplo de inovação de forma simples. Um projeto muito interessante de 2013 dos publicitários Will Ferrari Jr e do Alexandre Freire chamado de Candy Project, onde ajudaram um simples vendedor de semáforo alterando as frases nos saquinhos de guloseimas que é deixada no retrovisor dos carros. No lugar de “Por favor ajude! Comprem essas balas, é apenas R$ 1,00” por várias outras frases inteligentes, como essa: “Vendo essas balas, já que não posso vender minha sogra” O resultado foi que essas novas frases faziam as pessoas sorrirem até que o semáforo abrisse. Ou seja, muito mais vendas em muito menos tempo.
Quando você muda o modo de observar as coisas, as coisas que você observa, mudam. A inovação passa também por entender exatamente isso!
E você o que acha? Conhece outras maneiras de inovar na relação com o cliente? Deixe seu comentário abaixo.
*João Kepler – Empreendedor serial, blogueiro, articulista e colunista de diversos Portais e revistas, investidor anjo membro da Anjos do Brasil, Palestrante, espalhador de ideias Digitais e melhores práticas em negócios. Além disso, CEO do Show de Ingressos, que é uma das melhores Plataformas B2B de Internet Ticketing do Brasil no modelo SaaS.
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