* Por Pâm Bressan
Já dizia um velho amigo: “Você jamais se tornará quem sempre sonhou, sem antes romper com aquela pessoa que você sempre foi”. Se você não mudar seus hábitos, continuará sendo a mesma pessoa. Se você não mudar suas referências, continuará pensando pequeno. Se você não tomar novas atitudes e comportamento, continuará praticando os mesmos erros.
Alguns dos principais aprendizados que tive no início da minha carreira, na qual compartilho abaixo com vocês, meus leitores:
Nada é por acaso: Acreditamos que muitos dos resultados negativos que acontecem em nosso dia a dia são empecilhos ou derrotas/fracassos mas, na verdade, estão dentro dessa frase: Nada é por acaso. Se não deu certo é por que lá na frente dará certo de outra forma, e será a melhor forma para você, acredite. Se houve algum momento em que o combinado não realizou, é por que coisas melhores ainda irão acontecer. Nada será por acaso!
Ser, Fazer e Ter: nessa ordem, sempre. Primeiro seja, segundo gere resultados, terceiro tenha. Sendo e fazendo o terceiro virá de qualquer jeito. Não queira ter antes de ser e fazer. Respeite a ordem.
Coerência: Seja coerente com o que faz e o que você prega. Se prega amor ao próximo. Ame. Se prega “pensar fora da caixinha”, pense e SEJA. Se prega “ser grato”, seja grato e pratique a gratidão. Se prega “estudar fora da sala de aula”, estude. Se prega ser uma pessoa diferenciada, seja essa pessoa. Seja Coerente nas suas relações com a vida.
Legitimidade: Ser coerente e ser legítimo. Seja autêntico, verdadeiro e puro. Você é o que você faz. Fale do que você vive. Por exemplo, eu posso passar 20 anos em um escritório repetindo processos e não aprender nada de gestão. Se quiser dar um treinamento (ensinar) sobre isso, não basta estar no meio, tem que saber de fato: já ter sido contratado, demitido, ter errado e consertado, aprendido “n” coisas na prática… as pessoas farão perguntas e você saberá responder de acordo com sua experiência?
Se sim, você tem legitimidade! Se não, você apenas está contando o que te disseram, então levante e vá viver estas experiências antes de querer “ensinar” sobre elas!
Resultados: “Suas ações falam tão alto que não consigo ouvir o que você diz”. Certo dia ouvi essa frase de meu amigo e comecei a refletir com intensidade sobre essa analogia entre tudo que eu disse acima e o resultado dessas ações. Resultado é tudo! É um xerox do que você fala, faz e age. Crie suas próprias oportunidades. Gere resultados. Prove para você e o mundo.
Como diz Gabriel O Pensador: “Mude! Que quando a gente muda o mundo muda com a gente, a gente muda o mundo na mudança da mente!”
Ótima Semana!
Pâm Bressan é correspondente do Projeto Social Nossa Causa do Paraná; Idealizadora do Papo Acima da Média na Web e uma das Idealizadoras do Maior Congresso Online para universitários do Brasil, o UAM WEEK; Anfitriã e Embaixadora da Semana Global de Empreendedorismo na cidade de Tubarão, Diretora de Capacitação da AJET; CEO da ONG Nacional Universitários Acima da Média e colaboradora do NUEMP – USSC.
O post Como aprender na prática através da mudança de comportamento? apareceu primeiro em Startupi.