A Cetic.br acabou de publicar uma pesquisa feita com jovens entre 9 e 16 anos para medir o uso e hábitos da população brasileira usuária de internet em relação às tecnologias de informação e de comunicação (TIC), focando as oportunidades e riscos relacionados ao uso da internet. De acordo com a pesquisa, os adolescentes são os que mais usam a internet todos os dias ou quase todos os dias e a escola ainda é a principal local de acesso à internet pelas crianças.
Por incrível que pareça, as crianças e os adolescentes pesquisados usam mais a internet para o trabalho escolar do que para visitar perfis de redes sociais, embora seja a segunda página mais acessada por elas. Em contrapartida, a frequência nas redes sociais é a que aparece no topo do ranking, enquanto o tempo para pesquisa de trabalho escolares é o mais curto.
Um dos destaques da pesquisa é para o principal conteúdo compartilhado por esses jovens: uma foto que mostra claramente o seu rosto. Em seguida é o sobrenome e a idade que não é a sua verdadeira. Entre os conteúdos mais encontrados por eles estão questões sobre doença, ódio, grupos, drogas e suicídio, o que sugere uma situação de risco e atenção para os pais.
Qual a percepção dos pais sobre isso? Clique aqui para acessar a pesquisa completa.