O especialista em mídias sociais Dan Zarella analisou mais de 1 milhão e 300 mil publicações nas 10 mil páginas mais curtidas do Facebook. Ao observar os posts Zarella identificou algumas características correlacionadas que faziam as mensagens terem um desempenho positivo ou negativo quanto ao número de likes, comentários e compartilhamentos, calculando uma porcentagem do número total de likes que uma página recebeu com o número de likes, compartilhamentos e comentários em cada post específico.
Confira abaixo algumas informações que podem ajudá-lo na hora de desenvolver uma estratégia de atuação e produção de conteúdo par ao Facebook. Tais dicas podem variar conforme seu segmento de atuação e, com isso, seu público.
1. Saiba qual tipo de publicação usar no Facebook
Ao analisar as publicações, Zarella utilizou 3 métricas diferentes para cada tipo de postagem e observou, de forma unânime, que mensagens que trazem imagens recebem grande destaque nas 3 formas analisadas – likes, comentários e compartilhamentos. Dependendo da sua estratégia, vale mesclar imagem, texto, vídeo e links para obter determinados tipos de ações. No geral, a combinação imagem, acrescida de um texto e um link no final tem grande impacto no usuário, seja qual ação você pretenda receber.
2. Tenha atenção no tamanho das mensagens postadas
Quanto ao tamanho da publicação, Zarella observou que postagens mais curtas ou mais longas acabaram tendo desempenho mais ou menos semelhante no quesito likes, porém mensagens mais longas acabaram ganhando um número de compartilhamento por parte dos usuários muito maior do que as mensagens curtas, com 200 caracteres ou menos.
3. Publicações com termos como “eu” geram mais likes
Em contrapartida com outras plataformas de redes sociais, publicações no Facebook que possuíam mais termos de auto-referência, como “eu”, acabavam ganhando um maior número de likes em comparação com outras publicações sem os referidos termos. Logicamente que guardas as proporções, talvez isso ocorre pela necessidade das pessoas em enxergarem uma pessoa por detrás da marca, algo como uma “humanização”.
4. Saiba utilziar postagens com sentimentos
Com essa “humanização”, outro fator que merece grande atenção é o sentimento dado na publicação. Mensagens mais neutras, quando o tom não é nem negativo e nem positivo, tiveram uma tendência a receber um número baixo de likes. Já mensagens negativas ganharam mais comentários do que as mensagens com teor positivo. Talvez isso se deva ao fato de serem mensagens mais “provocativas”, fazendo com que o usuário parta para a ação.
5. Horário é um importante fatore na hora de publicar no Facebook
No geral, publicações realizadas mais pro final do dia, algo como em torno de 4 e 6 horas da tarde, tiveram uma tendência em receber um maior número de likes e compartilhamentos. O pico no recebimento de likes foi por volta das 8 horas da noite, e o auge de compartilhamentos foi perto das 6 horas, horário de final de expediente.
6. Saiba qual o melhor dia para publicar
Nesse ponto da análise de Zarella muitos profissionais irão descordar. Segundo o especialistas, publicações realizadas aos sábados e domingos tendem a ganhar mais likes do que aquelas publicadas durantes os dias normais de trabalho. Isso se deve ao fato de que, segundo o especialistas, muitas empresas deixam de postas nesses dias, então seria a sua chance de sair na frente.
E agora, como aplicar isso nas minhas estratégias?
Que a produção de conteúdo relevante é fundamental no mundo digital todos já sabem. Agora, adequar dicas e conselhos nas suas próprias estratégias passa a ser essencial, pois você já tem noções das melhores práticas e ações para alavancar aquilo que a sua empresa vem produzindo nas redes sociais. No caso no Facebook, publicações com imagem, texto e link tornam-se quase obrigatórias, assim como a inserção durante o dia e mais pro final da tarde (11 e 16) podendo, em alguns casos, ser aplicável durante a noite (20).
Outro fator importante é usar mensagens em tom pessoal e, se possível, provocativas. Isso não significa ofender ninguém, mas sim estipular o usuário a ter novos insights e, com isso, fazer com que o mesmo curta, compartilhe ou comente a publicação. Ah, e não se esqueça de adequar o tamanho das mensagens, assim como os melhores dias para publicá-la.
No mais, só na prática para conhecer as suas melhores práticas. =)