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Como criar eventos de redes sociais #smsp2012


Como criar eventos de redes sociais
Apesar de termos a sensação de
que existem muitos eventos sobre redes sociais, o que temos na verdade é uma
grande concentração desses encontros. Grande parte dos congressos, seminários
ou até mesmo oficinas está localizada na região sudeste, mais especificamente
entre o eixo Rio de Janeiro de São Paulo, o que acaba muitas vezes
generalizando a comunicação digital e deixando de lado todas as
particularidades de cada local.

Precisamos de mais eventos
sobres redes sociais, porém de forma mais segmentada, customizada e
direcionada. Diferentes regiões têm diferentes públicos, que por sua vez criam
diferentes mercados. Mas o que é preciso para criar um evento sobre redes
sociais? Primeiramente é preciso ter em mente que uma coisa é participar de um
evento e outra totalmente diferente é estruturar um.
Armindo Ferreira, organizador
de diversos encontros sobre comunicação digital e redes sociais como E-commerce
Vale, ComunicaVale, Social Media Vale do Paraíba e, mais recentemente, o Social Media São Paulo, comenta que para
montar um evento sobre redes sociais “é preciso ter uma preocupação enorme com
infraestrutura (fora dos grandes centros é um desafio enorme) e com a
experiência de aprendizagem do participantes. Mais que formatos fechados de
palestras, este novo público prefere painéis mais interativos e que haja uma
integração entre a discussão que está rolando no ambiente digital com a
discussão que acontece no palco do evento”.
Abaixo confiram algumas dicas
simples que podem ajuda-lo na hora em que você for criar o seu evento sobre
redes sociais:
1. Conheça o mercado: é
preciso entender sobre um determinado mercado para, desse modo, criar um
encontro bacana. Quer discutir redes sociais? Então é preciso entender, mesmo
que minimamente, como os diversos processos nesses canais acontecem. Não há
como conversar sobre um tema que não temos familiaridade.
Dica: grande parto dos eventos de redes sociais partem por iniciativas de agências, empresas e até mesmo profissionais ou pesquisadores ligados com o tema.
2. Tenha contatos, muitos
contatos:
seja você profissional ou agência, é de suma importância que ao longo
da sua carreira contatos e amizades na área de redes sociais tenham sido
criados. Nem sempre o dinheiro resolve tudo. Muitas vezes contatos diretos
conseguem patrocinadores, palestrantes e ainda geram buzz.
Dica: profissionais como Estevão Soares, Mario Soma, Rafael Designer, Celso Cestaro ou Marcia Ceschini foram de uma importância ímpar para o desenrolar do projeto. Faça contatos.
3. Procure pelos patrocinadores
certos:
nada de inserir 300 patrocinadores só para angariar um alto valor
financeiro ou ser bacana com todos. O evento é sobre um tema especifico, como
monitoramento ou e-commerce? Então procure por empresas e agências que atuam
nesse setor ou que possam aproveitar os participantes em questão. Isso é
benéfico para o evento e para o patrocinador, já que ambos falam a mesma língua
e querem atingir o mesmo público.
Dica: no caso do Social Media São Paulo, patrocinadores como PagSeguro e TodaOferta foram super importantes, além de apoiadores regionais, como a Zum Shop, que visava o público jovem do evento.
4. Muita atenção com os
fornecedores:
mesmo em um evento bacana e com palestrantes renomados, é
possível enxergar pequenos problemas que vão desde o local até a alimentação,
passando pela estrutura oferecida ou organização dos crachás, certificados e
outros apetrechos. Foque em empresas com renome e tradição. O barato aqui pode
sair muito, mas muito caro.
Dica: o combinado nunca sai caro. Confiança e profissionalismo são chaves fundamentais para que um evento aconteça. Procure por credibilidade e não poupe investimento.
5. Check-lis antes, durante e
depois:
nada de achar que um evento sobre redes sociais é possível ser
estruturado em apenas 2 dias. É preciso muito planejamento antes do encontro e,
principalmente, depois do evento, gerenciando e analisando feedbacks e demais
resultados. Alguns eventos começam a ser desenhados com mais de 12 meses de
antecedência.
Dica: ante com anotações digitais e, sim, anotações em um pedacinho de papel. Na hora do aperto sempre é bom ter mais de uma fonte para checar tudo. Aliás, nunca uma única pessoa deve ficar com essas infos.
6. Erros são inevitáveis:
absolutamente nenhum evento na face da Terra está isento de erros, simples ou
catastróficos. O importante aqui é assumir uma posição clara quanto aos fatos
que não ocorreram conforme o esperado e sempre estar disposto a corrigi-los.
Lembre-se que um evento sobre redes sociais é ainda mais suscetível a
imprevistos pela natureza dinâmica do encontro.
Dica: errou? Okay. Qual evento não erra? Há uma colossal diferença entre errar e “apagar” e errar, pedir desculpas e aprender com o erros, sempre visando um melhoramento contínuo.
7. Deixe clara a postura do
evento:
um evento informal que exige terno e gravata? Um evento sobre redes
sociais que não compartilha as apresentações dos palestrantes? Tenha em mente
qual é a posição que o seu evento terá e, principalmente, deixe claro isso para
com o seu público. Seja formal ou não, um evento precisa seguir a risco tudo o
que foi proposto. Trocar as bolas pode ser muito prejudicial nesse item.
Dica: é muito desconfortável tratar de um evento de maneira formal e, no dia, levar tudo na brincadeira. Isso soa como falta de profissionalismo. Lembre-se: informalidade não significada amadorismo.
8. Eventos ajudam eventos: um
evento que ocorre no interior de São Paulo pode ter muito em comum com um
encontro que rola em Natal. Como? Temas, palestrantes ou até mesmo
patrocinadores que são repassados de um para o outro, seja por afinidade
profissional ou simples amizade que surgiu em um terceiro encontro. Não
menospreze e não supervalorize ninguém. Seja centrado e colha bons frutos
desses relacionamentos.
Dica: mais contatos, relacionamentos, amizades e jobs podem ser encontrados em outros eventos. Quer fazer um evento de redes sociais? Primeiro participe de um e faça um network eficiente.
Por Cleyton Carlos Torres, jornalista e blogueiro.

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