Em artigo publicado na edição de hoje do jornal Brasil Econômico, Felipe Scherer, sócio-fundador da Innoscience, professor da ESPM-SUL e autor do livro Gestão da Inovação na Prática, explica que as inovações não são fruto de geração espontânea, nem criadas no vácuo: são, antes de tudo, resultado de intenções deliberadas e geradas num ambiente propício, num terreno fértil onde as ideias prosperam.
No texto ele diz que “uma empresa inovadora encoraja seus membros a operar com autonomia, recompensa as pessoas por suas ideias, valoriza talentos individuais, demonstra resiliência face aos obstáculos, prospera em ambientes turbulentos e em situações ambíguas e reforça um ambiente de valorização das pessoas”.
Sherer também afirma que, embora existam diferentes tipos de inovações, que demandam diferentes processos de transformação de ideias em resultados, o que há de comum é o universo que cerca a inovação. “Esse universo é composto dos elementos que precisam ser administrados para que a empresa seja mais eficaz como inovadora”.
A íntegra do texto está disponível no site do jornal.