Meu aprendizado após 4 anos participando da construção de uma empresa com 30 pessoas, investimentos da Intel Capital e Monashees Capital (e muitos desafios pela frente).
Antes de mais nada, eu não sou um guru e não me classifico como um empreendedor provado, ainda falta muito chão pra eu considerar meu trabalho “pronto e bem feito”, nossa história está só começando 🙂
Resolvi compartilhar com vocês algumas das conclusões que tive ao longo dos últimos 4 anos de construção da boo-box, empresa de tecnologia de publicidade e mídia social fundada por mim. Hoje com 30 pessoas, exibimos 2 bilhões de anúncios em 50 mil sites para 34 milhões de pessoas no Brasil, cobrindo 42% dos usuários de Internet do país.
Como se tornar um empreendedor
Mesmo que você não tenha idéia original.
Não faça só pelo Dinheiro
Há maneiras mais rápidas e fáceis pra ganhar dinheiro. Como empreendedor você precisa de motivação constante, diária. Caso seu objetivo seja apenas ficar rico, você vai se desmotivar rapidamente ao perceber que a recompensa financeira demora normalmente 10 anos pra acontecer.
Você precisa se motivar pelo trabalho, pela missão, pela conquista diária de ter mais um cliente, mais um usuário satisfeito ou mais um desafio para superar. E desafio, já te adianto, você vai ter vários, não vai ser por falta de desafios que você vai se desmotivar 🙂
Como ter uma idéia para empreender
… e como descobrir sua paixão S2 S2 S2
Ache um mercado que te inspire, desperte paixão
Saúde? Comunicação? Relacionamento? Finanças?
Pra se manter motivado, é preciso que você descubra o que te inspira, qual é o assunto que vai te fazer levantar todos os dias cheio de energia pra superar qualquer desafio.
Você sempre curtiu ler sobre finanças? Cultura pop? Música? Nessa etapa qualquer assunto pode ser fonte de inspiração.
Veja o tamanho do mercado que você pode atender
Estado? País? Mundo? Quanto dinheiro este mercado movimenta por ano?
Mercado, produto ou time? Qual o fator mais importante pra o sucesso de uma startup? Marc Andreseen escreveu um artigo em que defende que o tamanho do mercado é o mais importante pro sucesso de uma startup.
Segundo Marc, uma equipe minimamente competente com um produto medíocre pode ter muito sucesso se o mercado for grande. Já cenários com mercados pequenos tendem a não ser favoráveis mesmo pra equipes e produtos incríves.
Se o mercado for grande (mais de U$1Bi), descubra que tipo de problema as empresas enfrentam no dia-a-dia e que você consegue resolver
Há caminhos óbvios que podem te ajudar a pensar: reduzir custos, adicionar valor, otimizar processos, melhorar rotina, diminuir horas de trabalho…
Todos os dias as pessoas e empresas enfrentam inúmeros desafios pra cumprir seus objetivos, você pode descobrir quais são esses desafios, como pode resolvê-los e quanto os clientes estão dispostos a pagar por seu serviço.
Agora que você já tem uma idéia
Faça um protótipo da sua proposta de solução do problema e apresente pros clientes
boo-box, Peixe Urbano, Facebook, BuscaPé, Google, Apple, sabe o que essas empresas têm em comum? A proposta de produto surgiu antes do Business Plan.
Não se preocupe em fazer um Plano de Negócios antes de ter um protótipo pra mostrar pra alguém e coletar os primeiros números. Seu Business Plan vai ser muito mais preciso caso você possa usar dados reais que coletou com seu próprio trabalho.
Receba feedback do mercado e altere seu protótipo
É comum empreendedores se prenderem apaixonadamente à sua idéia e não arredarem o pé, chamando de “princípios” o que não passa de temosia. Não seja um desses, flexibilize suas idéias e entenda o que o mercado quer.
Nem sempre o cliente sabe o que quer, mas ele sempre sabe o que não quer. Se você mostra um botão vermelho e seu cliente diz “eu preferia verde”, pode ser que verde não seja a melhor opção, mas com certeza você errou no vermelho, sacou?
Repita o passo acima, até seu protótipo se tornar um produto que preste um serviço
Iteração é a palavra chave aqui. Colete feedback do mercado; altere seu protótipo; analize todas as métricas; colete feedback do mercado; altere seu protótipo; analize todas as métricas…
Seu protótipo vai virar um produto quando ele gerar receita, agregando valor ao dia-a-dia de um cliente disposto a pagar pelo serviço prestado.
Agora sim, faça um Plano de Negócios
Quando você já tem clientes dispostos a pagar pelo seu serviço, uma taxa de crescimento e boa quantidade de números pra analisar, é hora de fazer seu plano de negócios. O Business Plan é um importante estudo de mercado e um bom guia pra te dar segurança quando você tiver dúvidas do que fazer.
Procure investimento se achar necessário, mas somente após colocar o produto no mercado e gerar (alguma) receita
Na prática um negócio sem faturamento não tem valor, então só procure investimento quando você tiver mais segurança do potencial do seu negócio. O investimento deve sempre ser um caminho para seu objetivo, não o objetivo em si.
Só receba investimento caso seu negócio realmente vá se beneficiar de uma injeção de crescimento instantâneo, e esteja disposto a assumir as responsabilidades por tomar tal decisão.
A execução é mais importante que a idéia original
O aprendizado, adaptação e execução diária são muito mais importantes pra um negócio que a idéia original. Uma idéia não-original bem executada pode gerar empresas incríveis.
Faça seu próprio caminho
As dicas não estão “escritas na pedra”, existem muitas exceções pra cada uma delas. Faça seu caminho e compartilhe conosco (abaixo nos comentários ou em seu blog) suas próprias lições aprendidas 🙂