Diversos sites adotam a técnica: adicionar uma pequena metatag no código da página para que, de tempos em tempos, o navegador automaticamente recarregue o conteúdo por completo. Podem ser dez minutos, bem como dois minutos, isso depende do proprietário do site. O AutoRefresh incomoda muita gente, mas tem seu motivo de existir, como eu explico mais abaixo – e também explico como desativá-lo em alguns navegadores, então fique ligado.
Eu vejo dois motivos para que um site adote o recarregamento automático das páginas. Primeiro e mais provável de todos, para gerar novos pageviews e assim inflar as estatísticas do domínio. A maioria dos sites vive de publicidade, inclusive este aqui que você está lendo. Vendemos espaços em nossas páginas para os anunciantes, que compram impressões (de anúncios). A cada vez que a página é carregada, conta mais uma exibição de anúncio.
Não é tão simples assim. A publicidade na rede depende de outros fatores, como tempo de navegação, taxa de rejeição e daí por diante. Anunciantes tentam combinar esses fatores na hora de escolher em que veículo colocam suas propagandas. Pageviews entram na conta – quanto mais, melhor para o site.
O outro motivo, dessa vez mais idealista, é manter o conteúdo sempre atualizado. Digamos que você está num site de jornal e quer as notícias frescas. Se esquecer o navegador aberto enquanto executa outra tarefa (Trabalhar, que tal?), ao voltar nele depois de duas horas é bem provável que você queira ver as notícias atualizadas. O AutoRefresh dá uma mãozinha nessa aspecto. Por outro lado, pode ser usado também em páginas de matérias – quem nunca se perdeu em uma leitura depois que o browser recarregou sozinho? Aí incomoda mesmo.
Desativar o AutoRefresh
Para nossa alegria, desativar o AutoRefresh é moleza em diversos navegadores. Eles vêm de fábrica com ajustes para evitar o carregamento forçado. Pena que o Chrome, justo aquele que mais leitores do Tecnoblog utilizam, não oferece a tal opção. Começando pelo browser do Google, a dica é instalar a extensão Stop AutoRefresh, criada por um espanhol. Já que o Chrome não oferece um jeito fácil de desativar a metatag do carregamento, foi preciso interceptar algumas chamadas, verificar se elas vêm do AutoRefresh, para em seguida rodar um pequeno código que evita o primeiro AutoRefresh. Os demais também são evitados.