X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Como evitar aquele chato AutoRefresh nas páginas


Diversos sites adotam a técnica: adicionar uma pequena metatag no código da página para que, de tempos em tempos, o navegador automaticamente recarregue o conteúdo por completo. Podem ser dez minutos, bem como dois minutos, isso depende do proprietário do site. O AutoRefresh incomoda muita gente, mas tem seu motivo de existir, como eu explico mais abaixo – e também explico como desativá-lo em alguns navegadores, então fique ligado.

Eu vejo dois motivos para que um site adote o recarregamento automático das páginas. Primeiro e mais provável de todos, para gerar novos pageviews e assim inflar as estatísticas do domínio. A maioria dos sites vive de publicidade, inclusive este aqui que você está lendo. Vendemos espaços em nossas páginas para os anunciantes, que compram impressões (de anúncios). A cada vez que a página é carregada, conta mais uma exibição de anúncio.

Não é tão simples assim. A publicidade na rede depende de outros fatores, como tempo de navegação, taxa de rejeição e daí por diante. Anunciantes tentam combinar esses fatores na hora de escolher em que veículo colocam suas propagandas. Pageviews entram na conta – quanto mais, melhor para o site.

O outro motivo, dessa vez mais idealista, é manter o conteúdo sempre atualizado. Digamos que você está num site de jornal e quer as notícias frescas. Se esquecer o navegador aberto enquanto executa outra tarefa (Trabalhar, que tal?), ao voltar nele depois de duas horas é bem provável que você queira ver as notícias atualizadas. O AutoRefresh dá uma mãozinha nessa aspecto. Por outro lado, pode ser usado também em páginas de matérias – quem nunca se perdeu em uma leitura depois que o browser recarregou sozinho? Aí incomoda mesmo.

Desativar o AutoRefresh

Para nossa alegria, desativar o AutoRefresh é moleza em diversos navegadores. Eles vêm de fábrica com ajustes para evitar o carregamento forçado. Pena que o Chrome, justo aquele que mais leitores do Tecnoblog utilizam, não oferece a tal opção. Começando pelo browser do Google, a dica é instalar a extensão Stop AutoRefresh, criada por um espanhol. Já que o Chrome não oferece um jeito fácil de desativar a metatag do carregamento, foi preciso interceptar algumas chamadas, verificar se elas vêm do AutoRefresh, para em seguida rodar um pequeno código que evita o primeiro AutoRefresh. Os demais também são evitados.

dbf uUvJD FBTg

Via RSS de Tecnoblog

Leia em Tecnoblog

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot