De acordo com o Gartnet, mais de 70% das empresas que realizam grandes mudanças nas operações falham por não conseguir engajar funcionários ou clientes. Gamificação é a ferramenta que pode mudar isso. A ideia é motivar os funcionários e os clientes com um pouco de competição, mas facilitada com novas tecnologias.
A gamificação pode ser dentro da sua empresa, por exemplo, quando empregados competem para atingir objetivos da empresa. O conceito também se aplica para clientes, como a Nike com o Nike+, um aplicativo no qual você compartilha com seus amigos seu status de corrida e malhação e compete com eles para ver quem tem melhor performance.
O infográfico abaixo da ClickSoftware mostra como empresas que usam a gamificação para mudar a empresa dentro, com os funcionários, e fora, com os clientes. Abaixo resumimos os principais pontos abrodados:
“FAÇA ISSO PARA TER MAIS PONTOS”: Use palpites simples para as próximas tarefas.
“FAÇA MARCADORES CLAROS PARA O RANKING”: O maior número de pontos ganha
“PONTOS OBTIDOS”: Dê feedback claro
“FAÇA ISSO PARA IR PARA O PRÓXIMO NÍVEL”: Faça caminhos acessíveis para o próximo nível
Até 2014, 40% das maiores 1000 empresas do mercado utilizarão gamificação como mecanismo primário para transformar as operações de negócios.
Algumas empresas que já usam gamificação: Nike+, para engajar usuários a fazerem mais exercícios físicos; Academia Khan, que usa para incentivar o aprendizado dos estudantes; e Quirky, que usa no crowdsourcing de ideias de desenvolvimento de produtos.
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