Uma das coisas que gosto muito quando falo de mídia social é a definição de objetivos mensuráveis. Com um monte de blogs e sites usando os plug-ins sociais do Facebook: comentários, “Curtir” e “enviar”, é importante que você obtenha uma visão geral de quantas pessoas curtiram, visitaram, comentaram ou compartilharam o seu conteúdo.
Mas por que integrar meu blog ao facebook insights se eu tenho uma página?
A Resposta é simples: as interações com o Facebook não ocorrem apenas na sua página, mas fora dela também através dos plug-ins sociais: Curtir, Share, Enviar, caixa de comentários etc.
As métricas para domínios (nosso blog) exigem uma pré-configuração, semelhante ao que é necessário em qualquer plataforma de web analytics e, se você quer analisar seu desempenho, é importante configurar e começar a usar esta ferramenta
Como Configurar o Domain Insights?
Os passos que você precisa seguir são os seguintes:
1 – Acesse o endereço https://www.facebook.com/insights/ e clique na opção Informações do seu Site, botão verde no canto direito superior.
2 – Entre com seu domínio e lógico vincule o domínio ao seu perfil. Adicione a meta tag que o sistema lhe fornece dentro da tag <head> do seu blog/site.
FB: admins: Lista de identificadores de usuários do Facebook separados por vírgulas, os gestores que terão acesso às estatísticas.
Você também pode adicionar a Tag:
<meta property=”fb:app_id” content=”iddousuario” “/>
FB: app_id: Identificador das aplicações do Facebook associadas ao domínio. Todos os usuários administradores da aplicação terão acesso ao insights do domínio.
Depois de ter configurado seu domain insights é hora de acessar as estatísticas:
Ele basicamente mostra:
- Envolvimento no site.
- Distribuição no Facebook: Quantidade de posts do seu blog que compartilhados no Facebook.
- Experiência por ação.
- Taxa de compartilhamento – semelhante à taxa de rejeição.
- Tráfego de referência para o site.
O que significam esses números?
- O primeiro: conjunto de números mostra a quantidade de conexões e a amplificação que uma foi em gerada em seu site.
- O segundo: exibe o número de impressões que foram geradas, a partir das ações em seu site.
- Terceiro: é quantidade de cliques que foram enviados ao seu site através do Facebook.
A ideia central do Domain Insights é acompanhar o crescimento e o alcance social do seu blog. Se você ainda não implementou o sistema no seu domínio, você está perdendo uma grande oportunidade de conhecer o perfil dos usuários que acompanham você.
Via RSS de Blog Marketing Digital 2.0
Leia em Blog Marketing Digital 2.0