Helder Lourzenzi, co-fundador da Pitaco
Muita gente ainda duvida da eficácia de um processo de ASO, mas os resultados desse tipo de prática vêm se tornando cada vez mais palpáveis e ganhando popularidade. ASO (App Store Optimization), também conhecido como “SEO para apps” é o processo de melhoria da visibilidade de um app nas lojas de aplicativos.
Atualmente existem mais de 2 milhões de aplicativos disponíveis e a cada dia mais de 1000 são publicados em todo mundo, e dentro desse universo existem empresas dispostas a gastar 2-3 dólares por aquisição por usuário.
Dessa forma, fazer um ótimo app não basta para garantir seu sucesso. O principal objetivo do ASO é melhorar seu ranqueamento dentro das lojas de aplicativos, e assim aumentar sua visibilidade e consequentemente seus downloads orgânicos. No Pitaco o processo de ASO surtiu em resultados sólidos e duradouros. Vou tentar mostrar um pouco de boas práticas e coisas que funcionaram bem para a gente.
Ícone
Faça um ícone matador, isso faz uma grande diferença. Talvez seja um pouco subjetivo avaliar se um ícone é bom ou não. Entretanto, existe uma regra que nunca falha: a dos 3 metros. Dê uma distância de 3 metros da tela do seu computador e avalie qual dos ícones abaixo se destaca.
O quarto ícone da segunda linha é o atual ícone do Pitaco. Se você percebeu que o ícone do Pitaco se destacou, estamos no caminho certo.
Note o primeiro ícone da primeira linha, este era o ícone antigo do Pitaco. Qual você acha que chama mais a atenção de quem está vagando pelas lojas de aplicativos, o antigo ou o novo?
Título
Pode paracer óbvio, mas muita gente comete esse erro. O nome do seu app tem que apresentar claramente o que você é e quem você quer atingir. Tanto na iTunes quanto na Google Play, os algorítmos sempre irão colocar entre os primeiros apps listados aqueles que tiverem em seu título uma frase ou uma palavra usada no processo de busca.
Priorize no seu título palavras que sejam de altíssima conversão; ou seja, palavras que as pessoão irão usar quando estiverem procurando apps que ofereçam a proposta de valor que você busca oferecer. No caso do Pitaco, a palavra Bolão representa ou é a que se mais aproxima disso; logo, essa palavra tem que estar em nosso título. Se escrevermos a palavra Bolão no iTunes, o primeiro app a ser listado será o Pitaco.
Keywords
A otimização da sua barra de keywords deve ser feita em razão de uma balança que leva em conta as variáveis: relevância, ranking e tráfego.
O primeiro passo para melhorar as keywords é pensar em todas as palavras relevantes para o app, ou seja, palavras que podem trazer usuários. No caso do Pitaco, fizemos um brainstorm e chegamos em aproximadamente 120 palavras com potencial de nos trazer usuários.
Agora teremos que analisar entre essas palavras, quais são mais fáceis de se alcançar as primeiras posições nos rankings. O índice que mostra o quão difícil é estar entre os mais bem rankeados é conhecido como Difficulty. Há diversas formas de encontrar índices de Difficulty, nós no Pitaco costumamos utilizar o Sensortower. Abaixo temos uma lista de algumas palavras que foram analisadas em nosso caso.
Notemos dentro desse grupo de palavras que o índice de dificuldade se mostrou menor em Cartola e Libertadores. Assim, é bem plausível inferir que o Pitaco fique posicionado entre os 10 primeiros apps na busca por essas palavras. Procure ficar entre os 10 primeiros apps e não fique além dos 50 primeiros, ninguém olha mais de 50 apps quando busca por uma palavra.
Agora teremos que analisar entre essas palavras, quais que geram mais tráfego na app store; ou seja, quais dessas palavras são mais procuradas. Entre essas duas palavras apontadas anteriormente, Cartola se destaca por ter quase o dobro de tráfego. Logo, esta é uma palavra que tem que estar em nossa lista de keywords pois é uma palavra relevante, que eu consigo estar bem ranqueado e é muito procurada. Antes dessa análise, nós tínhamos Palpite entre nossas keywords, entretanto essa palavra não nos trazia muitos downloads pois estávamos mal ranqueados, devido à sua alta Dificuldade e por ter um baixo tráfego. Optamos substituir Palpite por Cartola.
Este foi o exemplo de uma palavra otimizada, imagine o resultado que pode ser alcançado com as aproximadamente 10 palavras que cabem na barra de keywords otimizadas. Vale acrescentar que quanto mais downloads e avaliações, mais relevância seu app ganha, passando a ser possível disputar por palavras com maior índice de dificuldade.
Screenshot
Todo mundo olha para as screenshots de um app antes de baixá-lo. Então é nossa obrigação fazer um bom trabalho. Use um bom software de captura de imagem como o Everyplay ou o Kamcord. Adicione explicações às suas screenshots e tente deixá-la sexys para que todos que a vejam não resistam e baixem seu app. Qual das duas screenshots abaixo é mais sexy?
Rating / descrição
O rating é importante pois ninguém vai baixar seu app se estiver com 3 estrelas. E além disso também é levado em consideração pelos algoritmos de busca das lojas. Sua descrição também deve ser densa de palavras-chave, mas trate de fazer uma boa descrição do seu app, lembre-se que você está escrevendo para humanos e não para máquinas.
Nunca deixe de testar
Ainda que os princípios sejam básicos, há uma grande quantidade de fatores que influenciam em seu processo de ASO. Por isso é fundamental fazer diversos testes e medir os resultados. Uma técnica bem interessante que usamos foi aplicar testes A/B com uma estratégia na plataforma Android e outra em iOS, analisando o que dava mais certo. Um último conselho talvez seria: não ignore o processo de ASO, pois traz resultados duradouros e talvez possa ser um fator vital para seu app.
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