O que a nova ferramenta do Facebook poderá impactar na maneira com que fazemos marketing na internet hoje
Depois de muita expectativa e especulação maluca de entusiastas de mídias sociais de todos os lugares, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg apresentou o Facebook Graph Search, uma função de busca interna.
Há alguns pilares no ecossistema do Facebook. Um é o feed de notícias, o outro pilar foi a timeline e o Graph Search vai ser um outro pilar, disse Zuckerberg no vídeo introdutório do novo serviço do Facebook.
O Graph Search da aos usuários do Facebook a capacidade de procurar dentro de suas informações compartilhadas, dados sociais sobre as pessoas: fotos lugares e interesses, por exemplo.
Os usuário podem digitar “as pessoas que vivem em minha cidade” e a busca irá proporcionar-lhe uma lista de pessoas que eles conhecem ou podem conhecer que vivem na mesma cidade que ele, além de listar os amigos em primeiro lugar, seguido pelos contatos mútuos desses amigos.
Se você acha que esse tipo de coisa lhe é familiar, realmente é. De acordo com o HubSpot, o objetivo do Google quando criou o Google+ era entregar melhores, mais relevantes e personalizados resultados para consulta de pesquisa de usuários.
A ideia ainda continua. O problema é que não havia, e ainda não existe adoção generalizada ao Google+.
O Graph Search já está disponível em um programa limitado nos Estados Unidos para um público selecionado. Você pode participar da lista de espera para começar a usar o serviço assim que ele estiver disponível para o público em geral, é só se cadastrar na página do Graph Search.
O que o Graph Search significa para o marketing?
Como o recurso ainda não está disponível – e acessível – a todos fica muito difícil detalhar como o Graph Search poderá impactar na maneira com que as pessoas fazem marketing.
Portanto, precisamos manter o olho afiado nas medições até testarmos pessoalmente a praticidade e utilidade do recurso.
Por outro lado, podemos especular algumas coisas a respeito do impacto do Graph Search no marketing.
#1. As curtidas poderão voltar a ter utilidade
Nós encontramos diariamente críticas por todos os lados sobre a maneira com que as pessoas mensuram o Facebook apenas em curtidas e compartilhamento.
Por um lado é preciso medir o ROI do Facebook com ferramentas de análise e não apenas com curtidas – que aparentemente não levam à nenhuma conversão, o anúncio do Graph Search da sinais de que as curtidas vão voltar a ter valor.
Afinal, quanto mais curtidas a sua fanpage tem, mais vezes ela vai aparecer quando os amigos dos seus seguidores procurarem sobre assuntos ou interesses relacionados à sua página.
#2. O Graph Search significa mais direcionamentos à visitas únicas
Houve um tempo em que tudo era “googlado”, mas quando o SEO black hat se tornou uma prática comum no marketing, algumas pessoas ficaram céticas nos resultados de pesquisa, ao invés de achar que ali estavam os melhores resultados para o que ele buscava.
Ao mesmo tempo, a velha ideia de perguntar aos amigos o melhor lugar, ou a melhor ideia cresceu cada vez mais com as mídias sociais.
Agora, ao invés de postar recomendações que todos podem ver, os usuários do Facebook poderão diretamente procurar as recomendações de seus amigos através do Graph Search.
Isto significa que a sua fanpage pode receber menos visitas únicas, mas essas visitas serão muito mais qualificadas.
#3. O conteúdo ainda é o mais importante
Permitir a cauda longa das pesquisas como “amigos que trabalham na minha empresa e gostam de esquiar” possibilita aos marqueteiros a capacidade de serem extremamente segmentados com o seu conteúdo.
Vamos usar o YOW como exemplo: usando a busca atual do Facebook, poderíamos digitar YOW Internet para fazer consultas e encontrar a nossa página do Facebook rapidamente.
Mas, se digitarmos “empresas de desenvolvimento em São Paulo”, o Facebook não apenas mostra como resultado a nossa página do Facebook, como me direciona para outros resultados fora da mídia social.
Então, o que teria acontecido se você nunca tivesse ouvido falar na YOW Internet antes?
A pesquisa de cauda longa vão trazer novos visitantes para a sua fanpage e website, e investir em conteúdo educativo e de entretenimento vai ajudar a manter as pessoas por lá.
Como você acha que o Graph Search do Facebook irá afetar o marketing na internet? Compartilhe conosco seus comentários.
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Este artigo foi adaptado do original, “How Facebook’s Graph Search Will Afect Business Marketers”, da Kuno Creative.
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