Existe alguma coisa que um novo nome maroto não consiga consertar? Isso inclui a reputação de uma arma conhecida como “a máquina de matar favorita de todo mundo”.
Em um evento para a imprensa essa semana, a fabricante de armas Kalashnikov revelou um rebranding de US$ 380 mil que inclui um novo nome, Kalashnikov Concern, ou apenas Concern, junto de um novo slogan: “Protegendo a Paz”. (O RT diz que a versão russa é traduzida como “Armas da Paz” ou “Armas para o Mundo.”) A revisão trouxe uma reforma às três linhas de armas da Concern e uma nova linha de equipamentos para uso externo e de sobrevivência. Até mesmo a AK-47 ganhou um novo logo, que estará estampado em cada uma das novas armas que a fabricante produzir.
Como muitos críticos apontam, o rebranding acontece em um momento crucial para a empresa: as sanções dos EUA e Canadá interromperam o fornecimento de centenas de milhares de armas e a dizem que a Concern está mudando o foco para mercados asiáticos em resposta a toda essa incerteza. O que, então, uma nova identidade pode fazer por ela?
Tão reconhecida quanto a Apple?
De acordo com a Businessweek, os oficiais da empresa disseram no evento que a Concern quer virar “tão reconhecida e valiosa” quanto a Apple. A Apple da fabricação e distribuição de milhões de armas a regimes do mundo inteiro. O iPod do mercado de rifle de assalto. Atire diferente!
Mas de uma forma meio torta, não é uma comparação tão absurda. Ambas as empresa são incomuns pelo fato de terem construído impérios globais com uma linha enxuta de produtos fundamentais que não mudam com muita frequência. As duas operam em escala mundial, tornando o reconhecimento de seus nomes e logos mais importantes.