O primeiro encontro raramente é fácil. Você não sabe exatamente as intenções da outra pessoa, os dois não estão muito à vontade e pode ser difícil chegar à essência – boa ou ruim – da outra parte. Encontros de negócios não são diferentes. Em artigo no site Young Entrepreneur Council, Lauren Perkins, fundadora da agência de marketing digital Perks Consulting, afirma: quando se trata de negócios, estar preparado para o primeiro encontro é tão importante quanto planejar um cenário romântico para aquela paquera.
Em um encontro desses, você pode adotar quatro papéis para garantir um bom resultado:
1. Investigador preparado: não trate seus relacionamentos de negócios como um encontro às escuras. Seus instintos podem guiar seu julgamento final, mas você ainda precisa fazer a lição de casa. Faça a festa no Google; verifique suas redes sociais para contatos comuns e peça opiniões sinceras. Invista tempo para pesquisar a história e a expertise da pessoa da empresa. Estar preparado não só lhe dá poder – também permite que você quebre o gelo e tenha uma conversa mais produtiva.
2. Interrogador estratégico: tente conhecer o seu interlocutor durante a conversa. Essa é uma fase de lua de mel, então aproveite-a! Mas lembre-se: o processo de construção de relacionamentos é uma maratona, e não uma corrida de curta distância. Antes de ir para os finalmentes, tenha a certeza de que vocês possuem valores em comum. Faça perguntas com base na sua pesquisa, que mostrem que você conhece as necessidades do interlocutor. Isso lhe dará respostas claras e mostrará que você tem um interesse profissional na outra pessoa. Atenção: essa é uma área em que bancar o difícil causará mais danos do que benefícios!
3. Ouvinte genuíno: ser uma boa companhia exige que você ouça. E a melhor maneira de fazer isso é conceder o poder e deixar a outra pessoa assumir o comando. Quando você quer construir um relacionamento de negócios, é crucial mostrar que o que é dito de fato está sendo ouvido. Faça anotações e use-as como referência. Tanto nos encontros românticos quanto nos de negócios, as pessoas gostam de ver que o outro se lembra dos pequenos detalhes, como a preferência por café sem açúcar ou seu restaurante favorito. Ao fazer isso, você terá o material para desenvolver uma relação de confiança.
4. Decisivo e definitivo: a temida hora de “discutir a relação”, para definir limites e diretrizes, chega até para as conexões de negócios. Se as duas partes querem levar o relacionamento adiante, devem assumi-lo. Entretanto, as relações de negócios pedem mais do que o status “em um relacionamento sério” no Facebook. Esboce um contrato claro e abrangente para evitar imprevistos. Determine os papéis, as responsabilidades e as exigências de cada parceiro. Prometa execução e determine os ganhos.
Ainda que os relacionamentos românticos e de negócios não sejam fáceis, eles valem a pena. Desenvolver uma ligação com significado pode levar vários encontros. Portanto, ser um jogador ativo desde o começo e fazer entregas consistentes é a chave para manter o relacionamento e ganhar confiança.