O Buzz Marketing se aproveita de noticias e eventos para fazer com que “certas” pessoas descubram e tomem consciência da marca e tornem-se entusiastas pela mesma. Falar de Buzz Marketing é falar de algo muito diferente da publicidade convencional. Esta é uma publicidade onde o anunciante é pró-ativo, olhando para os seus prescritores, os chamados blogueiros influentes. Claro, que por muito diferente que seja um blogger, ou pelas muitas visitas que recebe um blog, o fundamental é que se dirija a um usuário que poderá ser um cliente potencial para nossos produtos.
Alguns autores definem o buzz marketing como uma ferramenta de publicidade online, porém, mesmo sendo evidente que a maioria das campanhas de buzz marketing são disseminadas na Internet, devido à peculiaridade do meio, o boca-a-boca transcende a barreira do online fazendo com que as pessoas comentem sobre o assunto em suas redes sociais, estejam elas no ambiente físico ou virtual
Este tipo de marketing é explora as capacidade de usar pessoas influentes para promover a marca, uma vez que testei o produto (ou serviço), mas principalmente com base, nomeadamente na confiança. E confiança é fundamental para o buzz marketing, pois vai usar pessoas como meios para alcançar os clientes potenciais, pessoas que conhecem e confiam e testaram o produto.
Existem dois tipos de pessoas que podem realizar esta estratégia, uma dessas pessoas os conectores (quando você quiser muito rapidamente expandir as atividades de marketing) e os influentes, são pessoas comuns que definem as tendências e são capazes de influenciar os outros na decisão de compra. No primeiro caso, como exemplo, podemos fazer uso de uma celebridade, enquanto o segundo pode recorrer a um grupo social.
Passo 1
Portanto, passo número um para o sucesso de nossa campanha de Buzz Marketing é analisar bem a rede e localizar aqueles tópicos de onde o tema e os usuários estejam relacionados com o produto / serviço que você deseja anunciar.
Interessante também é a idéia de organizar um pequeno evento exclusivamente para estes blogueiros influentes. Assim, a marca pode apresentar o seu novo produto / serviço e manter com eles uma forma mais profissional e direta. Assim fez a The Body Shop em uma de suas últimas campanhas de Buzz Marketing. A marca organizou um pequeno evento para o qual foram convidados os blogueiros mais influentes na indústria de cosméticos no Reino Unido.
Eles deram uma pequena palestra / demonstração sobre sua nova linha de produtos e presentearam os blogueiros com os novos produtos da marca para testes e para serem discutidos em seus respectivos blogs.
Passo 2
Uma vez terminada a ação, comentários publicados, recomendações em vários blogs e realizado o segmento para determinar o sucesso da campanha, por que não divulgar a ação e seus resultados para o resto do mundo? Assim, as imagens e vídeos capturados durante o evento pode constituir um excelente material com o qual se pode informar a mídia, canais de vídeo, blogs, marketing e publicidade, etc.
E, claro, se desenvolvermos, com criatividade e originalidade, tudo isso será um componente viral, que vai continuar falando sobre a nossa marca e ação de marketing mesmo semanas depois a conclusão da campanha. Como tudo, se feito com dedicação e se conseguimos mostrar que essas campanhas foram satisfatórias tanto para os blogueiros como para os usuários teremos criado uma campanha bem sucedida de Buzz Marketing.
Redes Sociais e o Buzz
Um estudo realizado pela comScore (2008, Internet) diz que 85% dos 26,2 milhões de internautas brasileiros – com acesso à Internet em casa ou no trabalho – visitaram alguma rede social em setembro de 2008, isso equivale a dizer que 22,3 milhões de brasileiros estão envolvidos em redes sociais. O Ibope (apud O Diário do Povo, 2009, Internet) divulgou ainda uma pesquisa dizendo que 34,5% dos usuários utilizam a Internet exclusivamente para sites de relacionamento.
A Internet e as redes sociais apresentam inúmeras possibilidades de promover interações e experiências positivas entre o consumidor e uma empresa e seus produtos. Isso é possível, pois quando as pessoas acessam as diversas redes sociais disponíveis, buscam primeiramente por interação, e segundo os estudos da comScore e do Ibope, isso acontece com bastante frequência entre os internautas brasileiros. [ Bárbara Bazzanelli LEITÃO].
As chaves para o êxito de uma campanha de Buzz Marketing podem ser:
1- A idéia simples: Todos os grupos humanos, a todos os níveis, têm um individuo que exerce um grau de influencia sobre os outros, mas, se conseguirmos persuadir, estes influentes arrastará todo grupo junto com ele.
2- Identificação: Identifica-los corretamente e realizar a campanha no local adequado, no momento justo e da forma apropriada, criando uma estrutura ao redor dessas práticas.
3- Credibilidade: Para que a identificação marca/grupo seja credível. Não confunda boca de orelha com as bugigangas audiovisuais destinadas a propagar se como um vírus através do e-mail. Estas técnicas de marketing viral estão designadas para fazer barulho no mercado.
4- Valor: O que a marca oferece deve apontar um valor especial, deve se encaixar com estilo, forma de vida e estar dentro das ultimas tendências.
5- Autenticidade: Não basta uma promessa breve e artificial, as marcas que querem ter êxito devem proporcionar uma experiência positiva aos consumidores.
Por que não abusar desta estratégia? Desde que o uso contínuo não dê lugar à desconfiança, pois não se sabe se a pessoa está recomendando o produto ou porque está seguindo uma estratégia de Buzz marketing. Por isso evite fazer uso excessivo dessas ações de Buzz Marketing.
Via RSS de Blog Marketing Digital 2.0
Leia em Blog Marketing Digital 2.0