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Como ter êxito em uma campanha de Buzz Marketing


O Buzz Marketing se aproveita de noticias e eventos para fazer com que “certas” pessoas descubram e tomem consciência da marca e tornem-se entusiastas pela mesma. Falar de Buzz Marketing é falar de algo muito diferente da publicidade convencional. Esta é uma publicidade onde o anunciante é pró-ativo, olhando para os seus prescritores, os chamados blogueiros influentes. Claro, que por muito diferente que seja um blogger, ou pelas muitas visitas que recebe um blog, o fundamental é que se dirija a um usuário que poderá ser um cliente potencial para nossos produtos. 

Alguns autores definem o buzz marketing como uma ferramenta de publicidade online, porém, mesmo sendo evidente que a maioria das campanhas de  buzz marketing são disseminadas na Internet, devido à peculiaridade do meio, o boca-a-boca transcende a barreira do  online fazendo com que as pessoas comentem sobre o  assunto em suas redes sociais, estejam elas no ambiente físico ou virtual

Este tipo de marketing é explora as capacidade de usar pessoas influentes  para promover a marca, uma vez que testei o produto (ou serviço), mas principalmente com base, nomeadamente na confiança. E confiança é fundamental para o buzz marketing, pois vai usar pessoas como meios para alcançar os clientes potenciais, pessoas que conhecem e confiam e testaram o produto.

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Existem dois tipos de pessoas que podem realizar esta estratégia, uma dessas pessoas os conectores (quando você quiser muito rapidamente expandir as atividades de marketing) e os influentes, são pessoas comuns que definem as tendências e são capazes de influenciar os outros na decisão de compra. No primeiro caso, como exemplo, podemos fazer uso de uma celebridade, enquanto o segundo pode recorrer a um grupo social.

Passo 1

Portanto, passo número um para o sucesso de nossa campanha de Buzz Marketing é analisar bem a rede e localizar aqueles tópicos de onde o tema e os usuários estejam relacionados com o produto / serviço que você deseja anunciar.

Interessante também é a idéia de organizar um pequeno evento exclusivamente para estes blogueiros influentes. Assim, a marca pode apresentar o seu novo produto / serviço e manter com eles uma forma mais profissional e direta. Assim fez a The Body Shop em uma de suas últimas campanhas de Buzz Marketing. A marca organizou um pequeno evento para o qual foram convidados os blogueiros mais influentes na indústria de cosméticos no Reino Unido. 

Eles deram uma pequena palestra / demonstração sobre sua nova linha de produtos e presentearam os blogueiros com os novos produtos da marca para testes e para serem discutidos em seus respectivos blogs.

Passo 2

Uma vez terminada a ação, comentários publicados, recomendações em vários blogs e realizado o segmento para determinar o sucesso da campanha, por que não divulgar a ação e seus resultados para o resto do mundo? Assim, as imagens e vídeos capturados durante o evento pode constituir um excelente material com o qual se pode informar a mídia, canais de vídeo, blogs, marketing e publicidade, etc.

 E, claro, se desenvolvermos, com criatividade e originalidade, tudo isso será um componente viral, que vai continuar falando sobre a nossa marca e ação de marketing mesmo semanas depois a conclusão da campanha. Como tudo, se feito com dedicação e se conseguimos mostrar que essas campanhas foram satisfatórias tanto para os blogueiros como para os usuários teremos criado uma campanha bem sucedida de Buzz Marketing.

Redes Sociais e o Buzz

Um estudo realizado pela comScore (2008, Internet) diz que 85% dos 26,2 milhões de internautas brasileiros – com acesso à Internet em casa ou no trabalho – visitaram alguma rede social em setembro de 2008, isso equivale a dizer que 22,3 milhões de brasileiros estão envolvidos em redes sociais. O Ibope (apud O Diário do Povo, 2009, Internet) divulgou ainda uma pesquisa dizendo que 34,5% dos usuários utilizam a Internet exclusivamente para sites de relacionamento.

A Internet e as redes sociais apresentam inúmeras possibilidades de promover interações e experiências positivas entre o consumidor e uma empresa e seus produtos. Isso é possível, pois quando as pessoas acessam as diversas redes sociais disponíveis, buscam  primeiramente por interação, e segundo os estudos da comScore e do Ibope, isso acontece com bastante frequência entre os internautas brasileiros. [ Bárbara Bazzanelli LEITÃO].

As chaves para o êxito de uma campanha de Buzz Marketing podem ser:

1- A idéia simples: Todos os grupos humanos, a todos os níveis, têm um individuo que exerce um grau de influencia sobre os outros, mas, se conseguirmos persuadir, estes influentes arrastará todo grupo junto com ele.

2- Identificação: Identifica-los corretamente e realizar a campanha no local adequado, no momento justo e da forma apropriada, criando uma estrutura ao redor dessas práticas.

3- Credibilidade: Para que a identificação marca/grupo seja credível. Não confunda boca de orelha com as bugigangas audiovisuais destinadas a propagar se como um vírus através do e-mail. Estas técnicas de marketing viral estão designadas para fazer barulho no mercado.

4- Valor: O que a marca oferece deve apontar um valor especial, deve se encaixar com estilo, forma de vida e estar dentro das ultimas tendências.

5- Autenticidade: Não basta uma promessa breve e artificial, as marcas que querem ter êxito devem proporcionar uma experiência positiva aos consumidores.

Por que não abusar desta estratégia? Desde que o uso contínuo não dê lugar à desconfiança, pois não se sabe se a pessoa está recomendando o produto ou porque está seguindo uma estratégia de Buzz marketing. Por isso evite fazer uso excessivo dessas ações de Buzz Marketing.

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