O que a pesquisa jornalística pode nos ensinar sobre criar contexto entre as palavras-chave e o conteúdo
Voltemos ao tempo em que os guardiões das informações eram os meios e comunicação tradicionais, como jornais, e eles tinham todo o poder sobre o que seria impresso em suas páginas.
Além disso, esses pseudo guardiões da informações tinham os seus próprios métodos de criar conteúdo com o seu padrão para atingirem o seu objetivo.
E, baseado nisso, diversos profissionais foram treinados para escrever dentro dos limites e padrões da sua indústria.
Hoje em dia, qualquer pessoa com computador, notebook, tablet e acesso à internet pode escrever algumas palavras que são acessíveis para o mundo inteiro ler.
E, enquanto, por um lado, isso é ótimo para liberar a criatividade de cada indivíduo, por outro, as orientações dessas pessoas sobre o conteúdo produzido são nebulosas.
Manter conteúdo de qualidade na web tem sido uma prioridade e um desafio para o Google já há algum tempo e isso vem se refletindo em suas atualizações de algoritmo (como o Panda), entre outras inciativas com os seus avaliadores humanos de qualidade.
Com essas iniciativas, o Google está essencialmente transformando-se em um editor-chefe em uma sociedade online completamente desonesta em que qualquer pessoa pode denunciar qualquer coisa, a qualquer momento, sem prestar contas a ninguém.
À medida que nosso conteúdo foi migrando para o online, perdemos a conexão com as orientações profissionais com a escrita.
Mas, esses princípios jornalísticos podem ser facilmente transportados para escrever para SEO de conteúdo.
E por sua vez, a orientação precisa ser a de escrever cada vez mais para o público que vai ler e para criar a reputação de alguma coisa, do que escrever pensando apenas em motores de busca.
E é justamente isso que queremos abordar agora.
Por que não aprender a utilizar um formulário de investigação jornalística para ajudar você a criar conteúdo para um website?
O contexto começa com perguntas
A pesquisa é um dos elementos mais importantes na grande escrita (e por sequência, o jornalismo).
Quando se trata de pesquisa de palavras-chave, você já pode criar uma lista abrangente em sua pesquisa. Mas, sem contexto elas (as palavras-chave) são apenas palavras que fornecem o primeiro passo em seu plano de desenvolvimento de conteúdo.
Então, se você ainda não teve uma discussão sobre que tipo de cenários cercam essas consultas, isso é um passo importante.
Todos nós queremos entrar na mente do cliente e por isso o nosso conteúdo faz uma conexão com essa pessoa.
Sugestão de diretrizes para a redação jornalística
Se você está perdido e não sabe por onde começar a fazer perguntas, tire algumas sugestões do 5W1H. No jornalismo dizem que uma boa história deve responder:
- Quem?
- O que?
- Quando?
- Onde?
- Por que?
- Como?
O conteúdo que apoia o seu SEO e o seu marketing não é diferente. Há uma história por trás de cada consulta que é a base do conteúdo que você vai criar.
É preciso chegar ao fundo na questão.
Se você é especialista no assunto, ou você está entrevistando o especialista, pergunte o tipo de problemas que essas pessoas estão tentando resolver, e como a empresa, produto ou serviço se encaixa nas soluções.
Como usar o 5W1H para reforçar a investigação
A grande coisa sobre o 5W1H é que ele pode ser personalizado para muitos cenários diferentes de empresas, produtos e serviços. É possível explorar várias opções para cada W e H tornando o conteúdo mais robusto.
Aqui segue um exemplo de como descompactar o 5W1H:
- Quem é o cliente?
- O que eles estão tentando fazer?
- Quando no funil de conversão eles usam esse conteúdo?
- Onde eles vivem, e como isso impacta em suas personalidades?
- Por que eles estão interessados no produto ou serviço?
- Como a sua empresa pode oferecer solução para essa demanda?
Esse é o início de uma persona e a intenção por trás de qualquer palavra-chave. Isso lhe da uma base fantástica para começar a produzir conteúdo que fala ao seu público e defende a sua marca.
Não se esqueça da pesquisa
Use as palavras-chave para realizar consultas de seu próprio país para avaliar o que outros tipos de conteúdo existem em torno desse tópico.
Isso ajuda a dar mais contexto e também atua como um ponto de referência para você criar o melhor conteúdo sobre o que já está lá fora.
Se você tiver ferramentas de SEO que lhe dão resultados imparciais para os sites que estão se classificando para as consultas, utilize-as também.
E confira as redes sociais para ver que as conversas estão acontecendo nas comunidades ao redor da empresa e quais as palavras-chave ao redor disso.
E, principalmente usar isso para ajuda-lo a obter uma melhor compreensão sobre o que será falando.
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Este artigo foi adaptado do original, “How to Use Journalism to Create Context for Keywords & Content”, do Search Engine Watch.
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